A ativação do sinal 5G no Brasil completou um ano em 6 de julho. À época, Brasília, no Distrito Federal, foi a primeira cidade do país a implantar o 5G. Atualmente, a quinta geração do serviço de internet móvel está disponível em 184 municípios, incluindo todas as capitais do país.

Hoje, o Brasil totaliza 10,1 milhões de usuários da tecnologia. Vale lembrar que, para utilizar a tecnologia, é necessário ter um aparelho com suporte à quinta geração e assinar um plano de serviço que inclua o 5G.

No período de um ano, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou o sinal do 5G para 1.610 municípios, que, somados, têm 141 milhões de brasileiros — representando 66,4% da população.

De acordo com o Edital do 5G, as operadoras de telefonia móvel vencedoras dos lotes em âmbito nacional deveriam ativar, até o segundo semestre do ano passado, 1.896 estações apenas nas capitais. Esse número, no entanto, é cinco vezes maior (9.481).

Além disso, a quantidade de estações licenciadas atualmente já ultrapassou a meta definida para julho de 2024.

Durante o período de implementação, a Anatel identificou uma rápida homologação dos dispositivos com suporte à quinta geração. Ao todo, são 125 modelos de celulares com suporte ao 5G. A Samsung lidera o ranking com mais opções, seguida pela Motorola e Xiaomi.

Download e upload

Segundo dados da consultoria Ookla, a velocidade média de download e de upload oferecidas pelo 5G nacional é superior que a média de países europeus e dos Estados Unidos (EUA). Confira:

Velocidade de download no Brasil: 446,91 Mbps;
Velocidade de upload no Brasil: 30,60 Mbps.

Para o presidente do Grupo de Acompanhamento da Faixa (Gaispi), Moisés Moreira, “é certo que temos uma tecnologia disruptiva, que permitirá o desenvolvimento de modelos de negócios inovadores com potencial impacto em diversos setores da economia. Entretanto, trata-se de um processo gradual, que vai se intensificar com a ampliação das próprias redes”.

Metrópoles