Detran Potiguar cede tecnologia de gerenciamento de dados ao Detran Paraibano

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) vai ceder a tecnologia do sistema DetraNet para ser empregada no Departamento de Trânsito da Paraíba. O Termo de Cooperação Técnica para utilização do sistema de dados potiguar foi assinado pelo diretor do Detran-RN, Jonielson Pereira, e pelo superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto, nesta sexta-feira (21), na sede do Detran paraibano, em João Pessoa-PB.

A ação promove a cooperação tecnológica entre as duas instituições, bem como a permuta recíproca de conhecimento acerca de experiências, informações e melhorias no atendimento ao usuário, além de fortalecer as boas práticas entre os Detrans do Brasil. “A integração e a parceria dos Detrans é de vital importância para a melhoria dos serviços que prestamos à sociedade. Hoje estamos firmando um termo de cooperação que transmite parte da nossa tecnologia para o Detran paraibano, que passa a utilizar o mesmo sistema do RN, padronizando nossas ações, desburocratizando procedimentos, aumentando a segurança e a celeridade dos serviços”, comentou o diretor do Detran-RN, Jonielson Pereira.

O superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto, ressaltou os benefícios que a parceria e a ajuda mútua entre os órgãos traz para a população que necessita dos serviços das instituições de trânsito do país e agradeceu a contribuição do Detran-RN. “Quero agradecer, na pessoa do nosso presidente da Associação Nacional dos Detrans, Jonielson, também diretor do Detran Rio Grande do Norte, esse estado irmão, que a gente aprofunda essa parceria exatamente com esse Termo de Cooperação. É uma troca constante de conhecimentos, sempre em busca da melhoria dos serviços para os cidadãos”, disse.

O sistema DetranNet do estado do Rio Grande do Norte é referência nacional quanto a sua aplicação e funcionamento no gerenciamento de veículos, fiscalização e arrecadação. Através desse método processual, o Detran-RN gerencia todo o sistema do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) relacionados as infrações de trânsito, emissão de documentos, registro de recursos, geração de débitos, controle e arrecadação. Além disso, com o DetranNet é possível se comunicar com outros órgãos de trânsito espalhados pelo país.

A tecnologia do Detran Potiguar já é utilizada em outros estados brasileiros a exemplo de Mato Grosso, Santa Catarina, Tocantins, Espírito Santo e Rondônia. O sistema preza pelo princípio da economicidade e da eficiência na gestão pública, como também pela troca de experiências e de informações técnicas com os Detrans.

A assinatura do Termo de Cooperação entres os Detrans RN e PB contou com a participação do  chefe de Gabinete do Detran-RN, Osmar Paiva Filho, e dos gestores do Detran-PB da Direção de Operações, Roberta Neiva, da Gerência Administrativa, Celso Fernandes, além do diretor-presidente da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), Giuseppe Guido.

Fonte: Assessoria