Foto: Reprodução

Dois estudantes da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Roosevelt de Araújo Sales, do curso de Engenharia de Pesca, e Francisco da Chagas Barbalho, do curso de Biotecnologia, estão atualmente em Israel, país que declarou guerra após o Hamas iniciar a maior ofensiva com ataques dos últimos anos.

Eles enviaram mensagens de vídeo tranquilizando seus familiares e amigos, assegurando que estão bem e seguros, apesar da tensa situação.

Os estudantes estão em Israel como parte de um programa de intercâmbio. As notícias dos ataques do Hamas e a declaração de guerra por parte de Israel têm gerado preocupações em todo o mundo.

Roosevelt e Francisco têm estado em contato com seus familiares por meio de mensagens de vídeo e mídias sociais. Em um dos vídeos, Chagas diz: “Acordamos com notícias de ataques. De fato, é uma notícia muito preocupante, mas estamos passando aqui para tranquilizar a todos os nossos familiares e amigos que ficaram preocupados com nossa situação. Aqui onde estamos é muito longe dessas cidades.”

A reitora da UFERSA, professora Ludmilla Oliveira, tem mantido um acompanhamento próximo dos estudantes e providenciou todo o suporte necessário para garantir sua segurança. A cidade onde eles estão localizados está distante das áreas onde ocorreram os principais ataques. Os conflitos têm se concentrado mais ao norte, especialmente em cidades como Tel Aviv.

“Eles estão abrigados e acolhidos com as pesquisadoras que estão recebendo eles e acompanhando nesse estágio. Conversei com eles hoje pela manhã, estão tranquilos e em paz, e vão conseguir dar continuidade ao trabalho deles”, disse Ludmilla.

Blog Ismael de Sousa