Foto: FAB/divulgação

O oitavo voo para resgatar brasileiros em Israel decolou neste domingo (22) de Tel Aviv rumo ao aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, segundo o Ministério das Relações Exteriores. “Tendo em conta as condições locais atuais e a operação regular do aeroporto de Ben Gurion, não se preveem voos adicionais”, diz um comunicado do Itamaraty. Outra aeronave permanece no Cairo, capital do Egito, aguardando autorização para resgatar quem está vindo da Faixa de Gaza.

O novo voo brasileiro traz 209 passageiros e 9 animais domésticos, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB). A previsão de pouso é para as 4h (horário de Brasília) desta segunda-feira (23). Ao todo, cerca de 1.200 pessoas foram resgatadas da região por aeronaves militares do Brasil.

De acordo com levantamento das embaixadas do Brasil em Tel Aviv e no Cairo e do Escritório de Representação em Ramallah (Cisjordânia), pelo menos 2.700 brasileiros manifestaram interesse em retornar ao país. As prioridades foram brasileiros sem passagem aérea, não residentes, idosos, gestantes, mulheres e crianças.

R7