Com o objetivo de ampliar a segurança e facilitar o acesso aos serviços digitais, o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) anuncia mudanças na maneira de fazer o cadastro no Portal de Serviços do órgão. A iniciativa já começou a funcionar e vale apenas para novos cadastros.

De acordo com o chefe de Gabinete do Detran, Osmar Paiva, a novidade é que o cadastro no Portal ficou mais rápido e muito mais seguro. “A nova forma de se cadastrar fará perguntas de segurança e permitirá que o sistema do Detran acesse informações já registradas no nosso banco de dados, a fim de conferir com as respostas fornecidas no momento do cadastro. Após três tentativas erradas ao responder as perguntas de segurança, o sistema será automaticamente bloqueado durante 24 horas”, explica o chefe de Gabinete.

O passo a passo é simples. Ao acessar o Portal de Serviços e clicar na opção “Login>Criar uma conta”, identifique-se colocando o número do CPF. O sistema vai reconhecer se você já tem Carteira de Habilitação ou veículo registrado no RN, vai fazer duas perguntas de segurança com informações contidas na CNH ou no CRLV e, automaticamente, vai preencher os campus com informações que já estão salvas no banco de dados do Detran RN. Nesse momento, o usuário só vai precisar inserir os contatos atualizados de telefone e e-mail.

A nova ferramenta também permite que usuários com CNHs de outros estados ou que não possuam veículos registrados no RN façam o cadastro, porém nessas situações, serão solicitadas informações adicionais para validação, bastando apenas que o usuário insira um documento de identificação pessoal com foto e tire uma selfie segurando o próprio documento.

Quando finalizar o cadastro, o usuário vai receber no e-mail informado as instruções para o login e redefinição da senha. Essa confirmação e criação da senha definitiva precisa ser feita em até 2 horas. Caso ultrapasse esse tempo, é preciso refazer o cadastro.

O diretor-geral do Detran-RN, Jonielson Oliveira, explica que a mudança no cadastro é uma forma de oferecer novos serviços conferindo cada vez mais segurança no atendimento digital. “Nós queremos explorar ao máximo o ambiente digital, e esse é um passo importante para trazer novidades, de forma segura. Em breve anunciaremos serviços que antes estavam restritos apenas ao atendimento presencial”, adianta o diretor do Detran.

Para quem tiver dúvidas sobre a realização do cadastro, o Detran-RN está disponibilizando um vídeo explicativo na tela “Criar uma conta”. Acesse portal.detran.rn.gov.br, “Login>Criar uma conta” e assista como se cadastrar e ter acesso aos serviços do Portal.

O Detran-RN informa que, para ter acesso aos serviços e entrar nas unidades do órgão, é necessário fazer o Agendamento prévio no Portal e somente usuários logados podem agendar. Além do Agendamento, o Portal oferece diversos outros serviços de Habilitação, Veículos, Protocolo e Recursos de multas exclusivamente para quem tem cadastro, com login e senha.