Foto: Adriano Abreu

O Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) vem registrando na última semana de fevereiro chuvas diariamente e em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Nesta terça-feira (27), no boletim pluviométrico das 9h15 o das 7h15 registrou a ocorrência de chuvas em 84 postos de monitoramento nas últimas 24h. Municípios da região Leste Potiguar foram os mais chuvosos, com Nísia Floresta (45mm), Parnamirim (30,2mm) e Goianinha (23,4mm). Na capital potiguar o acumulado atingiu 17mm. As chuvas nesta época do ano decorrem da atuação do sistema meteorológico Zona de Convergência Intertropical.

“Nas últimas semanas observamos a ocorrência de bons volumes de chuvas em todas as regiões do RN confirmando a previsão anunciada do mês de fevereiro com volumes acima da média esperada. As chuvas deverão continuar com a atuação eficiente da Zona de Convergência sob o estado associado ao aquecimento das águas superficiais do oceano Atlântico que provocam o aumento da umidade, favorecendo a formação de nuvens com chuvas, inclusive com descargas elétricas”, explicou o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot

As análises apontam a previsão de continuidade de chuvas pelo menos até o dia 10 março, “tanto no interior como na faixa litorânea e agreste potiguar”, avaliou Bristot.

Avisos Meteorológicos

O Sistema de Monitoramento registra a probabilidade de ocorrência de chuvas acima de 50mm nas regiões do Agreste Potiguar e Seridó Potiguar. “Os modelos meteorológicos apontam a possibilidade de ocorrência de chuvas em qualquer momento do dia até o próximo domingo”, disse.

Em caso de chuvas intensas com incidência de raios, a Defesa Civil do Rio Grande do Norte recomenda não se abrigar debaixo de árvores; não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e se possível, retirar os aparelhos elétricos eletrônicos das tomadas e desligar quadro geral de energia, em caso de necessidade de atendimento emergencial, acionar a equipe pelo número 981201297 e Corpo de Bombeiros 193.

Previsão da semana, dia a dia

28/02/24 – Quarta-feira – Céu parcialmente nublado com chuvas e trovoadas nas regiões Mossoró, Alto Oeste e Seridó. Demais regiões, céu parcialmente nublado com chuvas.
29/02/24 – Quinta-feira – Céu parcialmente nublado com chuvas e trovoadas nas regiões do Seridó Potiguar e Agreste Potiguar. Demais regiões, céu parcialmente nublado com chuvas.
01/03/24 – Sexta-feira Céu parcialmente nublado com chuvas e trovoadas nas regiões Mossoró, Vale do Açu, Seridó Potiguar e Agreste Potiguar. Demais regiões, céu parcialmente nublado com chuvas.
02/03/24 – Sábado – Céu parcialmente nublado com chuvas em todo o estado.
03/03/24 – Domingo – Céu parcialmente nublado com chuvas em todo o estado.