A Faculdade Católica do Rio Grande do Norte nasceu como Faculdade Diocesana de Mossoró sob os auspícios da história do Colégio Diocesano Santa Luzia e, há 14 anos, vem se destacando pelo seu ensino de excelência. A instituição é reconhecida com nota máxima pelo MEC em seu recredenciamento, obtendo também notas máximas nos seus diversos cursos, tendo sido, ainda, agraciada com o Selo de Qualidade “OAB Recomenda” e o mérito de 2º lugar no ranking das melhores Instituições Católicas de Ensino Superior do Brasil.

Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas, apóstolo do conhecimento e da educação, coroou o seu legado na qualidade de Diretor Fundador em 1º de março de 2010 junto a Dom Mariano Manzana, sexto epíscopo da Diocese de Mossoró, Bispo Fundador e grande incentivador dos projetos transformadores através de uma educação católica comprometida com a prática humanizadora. A instituição teve, como cofundador, o Padre Flávio Augusto Forte Melo, primeiro coordenador de Teologia.

Em 14 anos de história, a instituição apresentou um crescimento exponencial em relação à sua estrutura, resultados e projetos de excelência nas mais diversas áreas. Atualmente, conta com oito cursos de graduação e mais de 20 de pós-graduação lato sensu. Além disso, cursos como o de Enfermagem já estão em fase de implantação, aliados a grandes investimentos na área da saúde, com novidades a serem divulgadas em breve.

A Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, através da Portaria 385, de 22 de abril de 2024, torna-se UniCatólica do Rio Grande do Norte. Este importante avanço é um diferencial na estrutura do ensino superior, isto porque traz a prerrogativa de autonomia acadêmica e de gestão, o que possibilita a abertura de novos cursos e o registro dos próprios diplomas. Além disso, chancela o alto índice de professores com mestrados e doutorados.

Como um grande diferencial da UniCatólica, destaca-se o Centro de Práticas Múltiplas Dom João Costa, que tem como objetivo ser um espaço de referência social para atendimentos à população da cidade de Mossoró e região nos âmbitos jurídicos, de gestão e saúde, envolvendo os cursos em uma ação contínua de responsabilidade social, que beneficiará estudantes universitários e toda a população com serviços totalmente gratuitos e de qualidade.

Polo educacional de referência, a cidade de Mossoró tem, através da UniCatólica, somada às históricas e importantes instituições do Estado, mais uma oportunidade de promover a ampliação da formação humana com base em valores relacionados ao respeito, solidariedade, sensibilidade, responsabilidade e excelência. O impacto é grandioso para a região do oeste potiguar, uma vez que a sociedade terá uma fonte ainda maior de educação superior.

A gestão acadêmica é composta pelo Gran-Chanceler Dom Francisco de Sales Alencar Batista, o Magnífico Reitor Padre Charles Lamartine de Sousa Freitas, o Vice-Reitor Padre Flávio Augusto Forte Melo, a Pró-Reitora Acadêmica Professora Érika Fernandes Benjamim e o Pró-Reitor Administrativo Padre Demétrio de Freitas Júnior.

Para o Reitor Padre Charles Lamartine “o impacto que se dá no crescimento cultural, acadêmico e científico da região é de suma importância. Poder formar novos pesquisadores e novos profissionais é, sem dúvidas, o que nos motiva. A nossa maior missão é formar pessoas e preparar profissionais – que é o diferencial da UniCatólica: a formação humanística. Acreditamos que formar o ser humano precede a excelência profissional.”

A agora UniCatólica fundamenta a sua relação com a comunidade acadêmica e com a sociedade em princípios e valores que a fazem caminhar sobre trilhas de contínua evolução e transformação social: Compromisso com a vida à luz da ética cristã; Senso de Pertença e Unidade; Respeito e Solidariedade; Excelência; Coragem; Responsabilidade Social; Arte, Cultura e Espiritualidade. É por estes e outros motivos que ser UniCatólica do Rio Grande do Norte faz toda a diferença!

Fonte: Assessoria