Foto: Freepik

O número de estelionatos quadruplicou, nos últimos 5 anos, no Brasil, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023. Em todo o país, foram registrados quase 2 milhões de casos por ano – em média, 208 por hora. Ainda conforme o levantamento, só em 2022, houve um aumento de 38,5% neste tipo de crime, em relação ao ano de 2021.

Os principais alvos dos criminosos são idosos, como a dona Miriam. Após receber uma suposta mensagem da filha, pedindo dinheiro, ela não pensou duas vezes para fazer a transferência. “Ela falou ‘mãezinha’, e eu falei ‘bom, é minha filha, né?’”, lembrou a empresária. “Mãezinha, você pode mandar mais R$ 1.500, porque tem mais uma coisa, e eu não estou conseguindo liberar meu cartão”.

Ao todo, foram quatro transferências para os golpistas. O perfil da filha de Miriam tinha sido clonado por criminosos. O prejuízo chegou a R$ 8 mil. “Eu fiquei abalada, emocionalmente, porque você se sente fragilizada”, acrescentou a empresária.

Todos os dias, milhões de brasileiros recebem mensagens de golpistas com ameaças. Em uma delas, o texto informa que será feita a “penhora de contas vinculadas ao CPF” da vítima, devido a um “protesto em cartório”. Em outra, o estelionatário afirma que existe um “juízo arbitral requisitado com pedido de penhora de contas e bens”.

SBT News