As primeiras doses da tão esperada vacina contra a dengue poderão ser aplicadas nos brasileiros até 2014, se tudo correr como o previsto, como informa o Estado de Minas. Acaba de começar no país a terceira e última fase da pesquisa clínica com mais de 4 mil voluntários das cidades de Goiânia, Vitória e Natal, além de Campo Grande e Fortaleza, que iniciam os testes até o fim do mês. O estudo tem como objetivo confirmar a segurança da vacina após a aplicação de suas três doses, a cada seis meses.

O Brasil é um dos 15 países incluídos no programa mundial de estudos clínicos da empresa Sanofi Pasteur, que conseguiu produzir a primeira vacina a alcançar as etapas mais avançadas de desenvolvimento clínico. Tamanha é a chance de aprovação da vacina pelos órgãos regulatórios que a fábrica onde será produzida em larga escala começou a ser construída na França em 2009 e já produz as doses comerciais para testes de equivalência com o material que está sendo usado agora nas pesquisas clínicas.

Apesar de ainda em fase de testes, a importância da vacina para a saúde pública tem adiantado as negociações com empresas que pesquisam uma vacina contra a dengue. Segundo Giovanini Coelho, coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, o governo já trabalha em um plano de introdução das doses no país. “Trata-se de uma vacina de altíssima prioridade para o Ministério da Saúde. E como não é algo que vem de uma hora para outra, criamos um grupo de trabalho para discutir, por exemplo, a provável faixa etária a receber as primeiras doses da imunização. Embora queira fazer uma avaliação positiva, certamente em um primeiro momento os fornecedores não vão ter a vacina para todo mundo. Obviamente, o produto estando disponível em 2014, a ideia é que seja incorporado ao programa de vacinação e que seja gratuito em todo o país.”