# #  FUNASA em foco…

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte recorreu ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região para que seja decretada a indisponibilidade de bens dos acusados de irregularidades em contratos com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), apontadas em ação de improbidade administrativa. Além da ação de improbidade, o MPF protocolou ação penal motivada pelos mesmos fatos, contra três servidores da Funasa e dois empresários. O MPF/RN destaca que as irregularidades geraram mais de R$ 1 milhão de prejuízo aos cofres públicos.  O ex-coordenador regional Lauro Bezerra e o atual, Zeca Abreu (PMDB), estão entre os acusados. As empresas contratadas de forma irregular também respondem à ação de improbidade.

# # INSS em Jucurutu

Bastante prestigiada.a inauguração da agência do INSS de Jucurutu, nesta tarde de sexta-feira (16). Alem do ministro da previdência, Garibaldi Filho, os deputados federais João Maia e Henrique Alves, além dos estaduais Nelter Queiroz, George Soares e Walter Alves, a senadora Ivonete Dantas representou a governadora Rosalba Ciarlini. Ainda no meio político, a inauguração contou com as presenças dos ex-deputado Carlos Augusto e Neto Correia, os secretários do governo, Demetrio Torres e Esdras Alves, prefeitos, vices e vereadores do Seridó.

O ministro da previdência, Garibaldi Filho (PMDB) começou seu discurso fazendo uma homenagem a Família Queiroz. Destacou a importância política, desde o patriarca Nelson Queiroz, até seus filhos deputado Nelter e o prefeito Junior Queiroz. A homenagem arrancou aplausos de todos os presentes. Depois, o ministro dividiu com o público, o momento difícil que vem enfrentando. “Ninguém queira imaginar o que é ter um pai de 88 anos cirurgiado. Estamos enfrentando final de ano de reflexões”, disse.

# # Impossibilitados de união

A direção nacional do PMN emitiu resolução que proíbe todos os diretórios municipais da sigla de compor com o Partido Social Democrático (PSD) nas eleições de 2012. Em entrevista ao Diário de Natal, a dirigente nacional da sigla Thelma Zayra destacou que não serão permitidas exceções. “Essa decisão foi tomada em convenção nacional. O PMN não permitirá nenhuma aproximação com esse novo partido. Está proibida qualquer coligação do PMN com o PSD em território nacional”, afirmou.O principal motivo para a proibição é o fato de o surgimento do PSD ter diminuído a força política do PMN, que perdeu o governador do Amazonas, Omar Mariz (PSD), o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) e os deputados federais Fábio Faria (PSD-RN), Armando Virgílio (PSD-GO) e Walter Tosta (PSD-MG). “Essas foram nossas principais perdas. Os deputados estaduais não foram muitos”, avaliou a dirigente nacional do PMN.