Não há nenhuma ação em curso entre o governo e a Petrobras para elevar os preços dos combustíveis, disse nesta segunda-feira (5) a presidente da estatal, Maria das Graças Foster.

Ao responder a jornalistas sobre o assunto durante anúncio do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), na sede da empresa, no Rio de Janeiro, ela disse ainda que a política para reajuste da Petrobras continua sendo a de não repassar a volatilidade dos mercados futuros para os preços internos.

Questionada se o petróleo Brent estaria em novo patamar, o que levaria a um reajuste de combustíveis no Brasil, ela afirmou:

“Esse patamar de US$ 123 o barril, não é patamar, isso é pico, e a política de preços da Petrobras é de longo prazo, ela não vai ser alterada.”O petróleo Brent fechou nesta segunda-feira a US$ 123,80 o barril.

Os futuros do petróleo ultimamente têm sido sustentados por preocupações geopolíticas, com operadores temendo que as tensões entre o Ocidente e o Irã venham a resultar em uma interrupção do fornecimento.(G1)