O secretário-geral da ONU para a conferência Rio + 20, Sha ZukangO secretário-geral da ONU para a Rio + 20, Sha Zukang: o maior desafio começa a ser enfrentado depois da conferência

“O mais difícil é a implementação. O que aconteceu com todos esses documentos que produzimos até aqui? Eles são maravilhosos. Mas a implementação está muito longe de acontecer”

O grande desafio da Rio+20, a conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável, é conseguir um acordo que viabilize a implementação de decisões ambientais tomadas ao longo de mais de 20 anos e que jamais saíram do papel. A avaliação é do secretário-geral da conferência, Sha Zukang, que está no Brasil para uma série de encontros no Rio e em Brasília. Em entrevista nesta terça-feira, no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, ele foi categórico. “O mais difícil é a implementação. O que aconteceu com todos esses documentos que produzimos até aqui? Eles são maravilhosos. Mas a implementação está muito longe de acontecer”, admitiu. Segundo Zukang, a Rio+20 não pode se resumir a discursos bem intencionados. “Não esqueçam, nós já falamos muito. Nosso trabalho não é falar. Nosso trabalho é agir. Chega de conversa”(Veja)