A governadora Rosalba Ciarlini  viajará a Brasília para pedir ao Governo Federal recursos com o objetivo de colocar em prática providências que atenuem o problema da seca no Rio Grande do Norte.

Dos 139 municípios em situação de seca no semiárido, 71 deles já fazem uso de carros-pipa para garantir o abastecimento. O quadro de estiagem atinge aproximadamente 500 mil pessoas. A Emater-RN é uma das signatárias do documento, ao lado das demais vinculadas à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape) e da Federação dos Municípios do RN (Femurn), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RN (Fetarn) e Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do RN (Fetraf). Entre as prioridades apontadas, estão a construção de mais barragens subterrâneas, obras que fazem parte do programa Segunda Água, e o incremento da agricultura irrigada junto aos pequenos produtores.

Previsão do Tempo

Embora para alguns pequenos produtores rurais da região Oeste do Rio Grande do Norte, a dúvida sobre a possibilidade de boa colheita, o mês de abril inicia com boas perspectivas de chuvas.

Isso segundo os meteorologistas, graças ás condições atmosféricas que estão mudando e tornando mais favorável à ocorrência de chuvas no sertão do Rio Grande do Norte. A previsão do centro de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), confirmou essa semana que as chuvas devem chegar nos próximos dias renovando a esperança dos agricultores, muitos dos quais já iniciaram o plantio e estão temendo perder a produção por causa da estiagem prolongada e dos veranicos.

Mas enquanto as chuvas não chegam pra valer dezenas de municípios do Estado continuam sendo obrigadas a continuar recebendo o abastecimento através de caminhões-pipa que estão sendo usados, nesta época do ano, para levar água potável às comunidades rurais do semi- árido atingidas pela seca.