Uern premia melhores trabalhos do Salão de Iniciação Científica

 

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) premiou, nesta sexta-feira (20), os cinco melhores trabalhos de Iniciação Científica, cota 2011/2012, apresentados durante o VII Salão de Iniciação Científica (SIC), que teve como tema “Ciência e Internacionalização: os desafios da Pesquisa na Uern”. Foram escolhidos os melhores trabalhadores de cada área de conhecimento.

É através de projetos de iniciação científica que muitos alunos despertam o interesse pela pesquisa, agregam experiência e seguem nesse caminho rumo a mestrados e doutorados. Essa é a intenção do aluno José Vivaldo Machado Fernandes Júnior, um dos premiados. “A premiação foi uma consequência. Agora tenho certeza que vou partir para o mestrado”.

A chefe de gabinete, profa. Glaudionora da Silveira, na solenidade representando o magnífico reitor Milton Marques de Medeiros, ressaltou a importância dessas ações para a Universidade. “A Uern cresce cada vez mais com esse tipo de atividade. Precisamos estimular a competitividade sadia na academia”.

O professor Dr. Arrilton Araújo de Sousa, professor do Doutorado em Psicobiologia da UFRN e avaliador Externo do PIBIC (cota 2012/2013) enfatizou a qualidade dos projetos e a busca de incentivos: “A Universidade está no caminho certo ao buscar mais bolsas, brigar mesmo por esses incentivos. Avaliei alguns projetos, qualidade muito boa. É importante apoiar os alunos a avançarem no conhecimento”, destacou. O professor Arrilton afirmou que 60% dos alunos da UFRN que entram na Pós-Graduação são provenientes da Iniciação Científica.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Pedro Fernandes, explicou que em anos anteriores a Uern fazia a premiação com apoio a participação em eventos. “Esse ano resolvemos fazer algo diferente”. Os alunos receberam certificados e um Ipod.

Reconhecendo a política de incentivo à Pesquisa e Pós-graduação, na gestão Milton Marques de Medeiros, Pedro Fernandes destacou ainda os outros projetos que a Uern vem trabalhando, como o PIBIC-EM – voltado aos estudantes do Ensino Básico – e o Ciências Sem Fronteiras. “A Uern conseguiu 14 bolsas para nossos alunos estudarem no exterior”, finalizou.

 Trabalhos premiados:

Ciências Humanas

O projeto pedagógico da UERN: uma análise da formação do pedagogo na área da infância.

Orientador: Giovana Carla Cardoso Amorim

Aluno: Alexsandra Maia Nolasco

Ciências Exatas

Comportamento da velocidade de rotação das estrelas pobres em metais

Orientador: Dr. José Ronaldo Pereira da Silva

Aluno: Paulo César de Farias Filho

Ciências Sociais Aplicadas

O agronegócio familiar do Alto Oeste potiguar e as políticas atuais

Orientador: Ms. João Batista de Freitas

Aluno: José Vivaldo Machado Fernandes Júnior

Linguística, Letras e Artes

Crenças publicizadas: análise crítica da recontextualização do discurso religioso

Orientador: Ms. Ivandilson Costa

Aluno: Weslley Mayron Cunha Pacheco

Ciências da Vida

Educação em saúde como estratégia para se alcançar a resolutividade no tratamento de Hanseníase

Orientador: Dra. Suzana Carneiro de Azevedo Fernandes

Aluno: Mara Léia Távora Vieira