Hospital da Mulher próximo do milésimo parto

 

Com oito meses de inauguração o Hospital da Mulher Parteira Maria Correia superou a marca de 900 partos realizados. Foram mais de 950 bebês que nasceram na maternidade, incluindo gestações de gêmeos e trigêmeos.

Deste total, o percentual de partos cesáreos corresponde a 60%, enquanto o de partos normais a 40%. Segundo o diretor médico do Hospital da Mulher, Dr. Diego Dantas, o número alcançado reflete o esforço do hospital em diminuir os índices de parto cesáreo na região Oeste do Estado. “Conseguimos atingir a nossa meta inicial de aumentar o número de partos naturais, através do incentivo à humanização. Em Mossoró e região, essa estatística era em torno de 30%”, afirma, destacando que o Hospital da Mulher é uma unidade de saúde que se caracteriza por atender casos de urgência e emergência, e os partos realizados são na grande maioria das vezes de alta complexidade.

O diretor da unidade ressaltou ainda a importância dos serviços na área materno-infantil trabalharem de forma complementar. “Somos um hospital estadual e contamos com o apoio das Secretarias de Saúde dos municípios potiguares para encaminharem as pacientes, seja para o parto, para a realização de um cirurgia ou outro tipo de atendimento. O importante é atuarmos de forma integrada visando sempre à saúde e bem estar da mulher e mãe potiguar e esses números são reflexo do trabalho de todas as equipes”, completa.

O titular da Gerência Executiva de Saúde de Mossoró, Benjamin Bento, também destacou a importância da consolidação dos serviços prestados pelo hospital estadual. “Sem dúvida é um serviço importantíssimo. O Hospital da Mulher veio para atender uma necessidade do município e isso precisa ser reconhecido. A quantidade de partos mostra que o serviço está funcionando e funcionando bem”, avalia. A expectativa é de que o Hospital da Mulher realize o milésimo parto na primeira semana de novembro.

 

Atendimentos

 

    Além dos partos, o Hospital da Mulher já realizou mais de 150 mil procedimentos, incluindo atendimentos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Adulto e Neonatal, que possuem atualmente nove e 15 leitos respectivamente. Entre os procedimentos realizados estão mais de sete mil atendimentos de fisioterapia, duas mil internações, dez mil exames laboratoriais, cinco mil acompanhamentos psicológicos, mais de 700 exames de raio-X, cerca de 100 cirurgias eletivas ginecológicas, entre outros procedimentos. “Mais do que quantidade, o trabalho que o Hospital da Mulher vem realizando prioriza pela qualidade no atendimento e isso é o mais importante. A mulher ter a segurança de que está completamente assistida por uma equipe médica multidisciplinar”, lembra o diretor.

Com relação à demanda de atendimentos, o Hospital da Mulher já recebeu pacientes oriundas de 72 municípios potiguares e outros três do Ceará, totalizando 32% do total de atendimentos realizados em pacientes de outras cidades. Os municípios com o maior índice de pacientes atendidos, depois de Mossoró, são Assú, Areia Branca, Upanema e Apodi.

Fonte: Assessoria