O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) manteve nesta quarta-feira (28) a taxa Selic em 7,25% ao ano, finalizando um ciclo de dez cortes consecutivos da taxa básica de juros. Mesmo assim, a Selic se encontra no menor patamar da história.

A decisão confirmou a previsão da quase totalidade dos analistas. De acordo com levantamento do AE Projeções, serviço da Agência Estado, de 82 instituições financeiras consultadas, 81 apostavam na manutenção da taxa e apenas uma esperava uma queda de 0,25 ponto porcentual.

A decisão do colegiado de diretores do BC foi unânime e sem viés, ou seja, não pode mudar antes da próxima reunião do Copom, em 15 e 16 de janeiro.

Em nota, o Copom diz que “considerando o balanço de riscos para a inflação, a recuperação da atividade doméstica e a complexidade que envolve o ambiente internacional, o comitê entende que a estabilidade das condições monetárias por um período de tempo suficientemente prolongado é a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta [4%], ainda que de forma não linear”.