A busca por melhoria nos processos e a elevação no potencial competitivo dos negócios estão entre as principais características do sistema de incubação empresarial. No município de Angicos, localizado na Região Central do Rio Grande do Norte, a Incubadora Tecnológica e Multissetorial do Sertão do Cabugi (Ineagro) realiza consultoria para promover o melhor aproveitamento do pescado produzido por uma das empresas incubadas e pelos integrantes da Colônia de Pescadores do município. A incubadora funciona por meio de parceria entre o Sebrae/RN e a UFERSA.

Ao todo, 15 piscicultores foram beneficiados com a capacitação, que, com a aplicação de técnicas voltadas para a promoção da inovação, pretende agregar valor ao produto e aumentar a rentabilidade na atividade. “Esta é a primeira consultoria que estendemos a piscicultores da colônia de pescadores do município, como parte integrante do nosso compromisso com a responsabilidade social que a incubadora desempenha. Ao melhorar o processo de beneficiamento, esta medida trará resultados muito positivos para os participantes”, afirma o gerente de Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN, João Bosco Cabral.

Ao longo da consultoria, encerrada nesta quinta-feira (25), e voltada para o processamento do pescado, foram apresentadas técnicas para a elaboração de diversos produtos que têm o pescado como principal ingrediente, como filé, lingüiças, e outros derivados. “A agregação de valor, obtida a partir do processamento do pescado, prática que antes não existia entre os pescadores locais, além de renda, vai estimular, também, o aumento na produção, e é isto que buscamos tanto para as empresas incubadas quanto para os piscicultores do município”, relata André Luiz Azevedo, coordenador da Ineagro.

A produção média mensal, apenas da empresa Djalma Pescados, incubada da Ineagro, é de 200 quilos de filé de pescado. A incubadora, que acaba de selecionar oito micro e pequenas empresas (MPE) da Região Central Potiguar, já possui outras cinco empresas incubadas. A Ineagro é uma das nove incubadoras que integram o Programa Sebrae de Incubadoras no Rio Grande do Norte. Atualmente, o programa conta com 62 empreendimentos incubados e 31 empresas já graduadas.