UFERSA assina convênio para Pesquisa e Extensão

Um convênio assinado entre a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG) da Ufersa marca uma iniciativa pioneira da instituição em fomento a projetos internos de Pesquisa e Extensão.O convênio prevê o financiamento de 60 projetos de docentes, discentes e técnicos da Instituição, sendo 40 bolsas para trabalhos de Extensão e outras 20 para as propostas de Pesquisa.

“Essa é uma iniciativa pioneira na Universidade e irá fomentar a produção científica e de novos talentos para a Extensão dentro da Ufersa”, defende o reitor José Arimateia de Matos, que participou da solenidade e parabenizou as primeiras propostas selecionadas.Com esse pacote de investimento, a Ufersa está investindo um montante de R$ 200 mil para projetos de Pesquisa e mais R$ 80 mil destinados às propostas de Extensão.

Pós-graduação da Ufersa tem trabalho premiado em evento nacional

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Ufersa – foi representada no I Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido, realizado nos dias 22 a 24 de maio no Campus de Iguatu do IFCE, com o artigo “Avaliação de Métodos de Introdução de Abelhas Rainhas Virgens Africanizadas, em municípios do Semiárido Brasileiro” premiado em primeiro lugar geral no evento. O artigo é de autoria dos professores Daniel Santiago Pereira (IFRN), Charle da Silva Paiva (Zootecnista e Mestrando em Ciência Animal – Ufersa), Natanael S. Pereira (Doutorando em Manejo do Solo e Água – Ufersa), e Patricio B. Maracajá (Engº Agro / Dr. em Entomologia / Profº na Pós graduação da UFERSA e UFCG). Também compôs a equipe que representou o grupo de pesquisa o professor Ph.D. João Paulo de Holanda Neto que também é Engenheiro Agrônomo formado pela antiga ESAM e que atualmente é professor em Apicultura do IFRN, Campus Pau dos Ferros. Ao todo, foram submetidos 350 artigos no simpósio, dos quais 210 aceitos e publicados, destes foram selecionados 11 trabalhos para publicação em livro a ser financiado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará e IFCE. O evento teve como objetivo reunir e promover interações entre pesquisadores, tomadores de decisão, estudantes e sociedade civil para conhecer e debater as experiências locais e regionais sobre os recursos naturais do Semiárido.

fonte: Assessoria