Por Leonardo Girundi

 

Eu era favorável à PEC 37, pois o Ministério Público, em conformidade com a Constituição, não deve fazer a investigação criminal. Era favorável também ao projeto maldosamente denominado pela oposição de “cura gay”, pois acredito que todos devem ter o direito de se tratarem. Até mesmo os homoafetivos, se assim, quiserem. Além do fato de ser um absurdo proibir um profissional de atender quem lhe procura.

Para alguns, que não me conhecem, pode ter surgido a leve imagem de que era contra a tudo pedido nas ruas. O que, com certeza, não é verdade. Como advogado, defendo a liberdade e prometi respeitar e defender a Constituição. Sempre valorizei os movimentos nas ruas e acredito piamente que o poder emana do povo, como previsto em nossa Carta Magna de 1988.

E como parece que depois de algumas conquistas os ânimos se arrefeceram, vou dar três bons motivos para você ir para as ruas. São três PECs distintas: a PEC 130, a 280 e a 349, mas que valem a pena serem defendidas.

BONS MOTIVOS

 

Vamos a elas. O Projeto de Emenda Constitucional de número 130 foi proposto em 2007, e retira dos políticos e de outras autoridades o direito a foro privilegiado, que, apesar de entender o motivo do mesmo, acredito que estamos no momento de sermos realmente iguais perante a lei.

A segunda é a PEC 280. Ela foi proposta em 2008 e propõe a redução do número de deputados federais de 513 para 250, gerando uma economia próxima de R$ 43 milhões por mês.

E a última: a PEC 349, que foi proposta em 2001 e determina o fim do voto secreto para todos os parlamentares, pois, se eles estão lá para nos representar, eu quero ter o direito de saber como ele está votando.

Além disso, devemos continuar a lutar para a eleição única para todos os cargos políticos que diminuiria o custo com eleições em muito e, ainda, mandato de cinco anos para todos os políticos e o fim da reeleição para os cargos do Executivo, pois todos nós sabemos que os políticos não vão parar de usar a máquina pública em seu favor. Então, depois de ler esta coluna, você, com certeza, percebeu, que o Plebiscito da Dilma é só para tirar a sua atenção e que ainda existem motivos para você vir para a rua – pacificamente, é claro! (transcrito do jornal O Tempo)