Mais de 260 inscritos na 4ª turma do Mestrado em Matemática 

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional-PROFMAT do qual a Ufersa participa, recebeu 262 inscrições de candidatos no quarto Exame Nacional de Acesso-2014. O programa dispõe de 20 vagas.

O programa na UFERSA dispõe de 20 vagas e foi instituído em 2011. Inicialmente com 25 vagas, todas destinadas para Rede Pública de Ensino, 21 destes já estão concluindo, sendo 10 já titulados e 11 já defenderam ou estão com suas defesas marcadas para até o começo de agosto, todos bolsistas CAPES.

A turma de 2012 tem 10 já qualificados pelo Exame Nacional de Qualificação-ENQ, e os demais farão exame agora em. Alguns já estão desenvolvendo os seus trabalhos na área de Ensino de Matemática e Inovação em Ensino de Matemática.

A turma de 2013 conclui o primeiro semestre letivo e fará o primeiro Exame Nacional de Qualificação em março de 2014, após cursa as disciplinas básicas do curso. Por fim, a turma 2014, fará o Exame Nacional de Acesso em agosto deste ano para 20 vagas. Desde 2012 que as vagas são divididas, sendo 80% para Rede Pública de Ensino e 20% Demanda Social.

O professor Antonio Ronaldo é o coordenador local do PROFMAT e ressalta a procura considerável pelo Programa. “Sempre a UFERSA vem atingindo em todos os seus exames um número superior a 200 inscritos, o que mostra a demanda do curso na nossa região. Nacionalmente, o número de inscrito não é pequeno o que mostra também a procura pelo curso dos nossos professores, além dos recém formados”.

O Mestrado Profissional em Matemática recebe o apoio da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e do Governo Federal, por meio da parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).