Oito anos de compromisso com a educação superior no semiárido

 

O dia primeiro de agosto é de comemoração no âmbito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Há exatamente oito anos, até então, a Escola Superior de Agricultura de Mossoró, ganhava o status de Universidade, passando de Esam para Ufersa. Nesse período, a Instituição cresceu e se expandiu ampliando as oportunidades dos jovens para o ensino superior gratuito e de qualidade. Atualmente, a Instituição se volta para a consolidação do crescimento que possibilitou a criação de novos cursos, bem como a expansão territorial.

Com a expansão, além de Mossoró, câmpus sede da Universidade, a Instituição se faz presente em mais três municípios do Rio Grande do Norte: Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros, com a perspectiva de chegar também no município de Assú.  Até 2015 serão mais 12 cursos presenciais e mais 8 cursos a distância. “A Ufersa cresce possibilitando aos jovens do semiárido mais oportunidades de ensino superior gratuito e de qualidade, em especial, das regiões do Sertão Central, Vale do Açú e todo o Oeste Potiguar”, salienta o reitor.

O professor José de Arimatea ressalta ainda que a Instituição nos últimos 8 anos ampliou de 04 para 35 cursos de graduação presenciais e, 01 curso a distância instalado em quatro polos. O crescimento também é significativo na oferta de cursos de pós-graduação que passou de 02 para 13 cursos, sendo 12 de mestrados e 3 de doutorados, além de mais 2 doutorados na modalidade DINTER  (Doutorado Interinstitucional).

A transformação na infraestrutura também é significativa com o número de prédios novos já ultrapassando o dobro do que existia na antiga Esam. “Ressaltamos que os cursos oferecidos pela Ufersa têm sido bem avaliados pelo MEC, recebendo conceito 4, numa escala de 0 a 5, na primeira avaliação”, diz o reitor, ao justificar a boa qualidade do ensino oferecido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Para se ter ideia desse crescimento nos últimos anos foram construídos mais de 70 laboratórios. Mas, novos desafios estão por vir com a criação do curso de Medicina, com orçamento para infraestrutura já aprovado pelo MEC, a ser liberado a partir de 2014. O curso de medicina da Ufersa irá oferecer 60 vagas ano, a partir de 2016, e contará com 60 docentes e 30 servidores técnicos administrativos. Outra conquista foi à aprovação de recursos extras na ordem de R$ 56 milhões para infraestrutura e aquisição de equipamentos a serem executados em 2013 e 2014.

 

O orçamento da Ufersa em 2013 é de R$ 182 milhões. Os números de alunos, professores e servidores também são significativos. Mais de 7 mil estudantes, mais de 500 professores, mais de 500 servidores, que foram incorporados a Instituição por meio do serviço público. “O nosso grande diferencial é o quadro de professores 100% pós-graduados com mestrado ou doutorado”, ressalta o professor José de Arimatea.

 

O reitor reconhece o trabalho do professor Marcelo Pedrosa, ex-diretor da Esam, que foi responsável pela elaboração do projeto apresentado ao Ministério da Educação para transformação da Esam em Ufersa, bem como ao ex-diretor e primeiro reitor da Ufersa, professor Josivan Barbosa, que foi responsável pela consolidação da transformação.

 

COMEMORAÇÃO – Para marcar os 8 anos da Ufersa, a data será comemorada no final do mês com uma ampla programação no dia 29 de agosto, no Auditório Amâncio Ramalho. A programação, que inclui um Ato Ecumênico, está sendo organizada pela Chefia de Gabinete e pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Na ocasião, haverá entrega de medalhas de honra ao mérito e também será exibido um vídeo que mostra o crescimento da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Fonte: Assessoria