Seminário avalia experiência na Vivência da Agricultura Familiar 

O Grupo de Pesquisa e Extensão Vivenciar e Construir Saberes promove nos dias 16 e 17 de agosto o “Seminário Narrativas das Vivências”, no Auditório da Pós-Fitotecnia, Câmpus Leste. Financiado pelo Ministério da Educação (Mec), a iniciativa desenvolve ações relacionadas com as temáticas de transição agroecológica, soberania alimentar e economia solidária na agricultura familiar.

O Seminário tem o objetivo de analisar, através de diferentes olhares de agricultores/as, assessoria técnica, pesquisadores e estudantes, os significados e os possíveis desdobramentos da vivência realizada, no final do mês de julho, em cinco assentamentos e duas comunidades rurais nas Regiões do Mato Grande e Oeste Potiguar.

Na vivência, 16 estudantes dos cursos de Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária, Zootecnia e Ecologia da Ufersa percorreram os assentamentos Canto da Ilha de Cima, em São Miguel do Gostoso; Bonsucesso, em Pedra Grande; Milagres, em Nova Descoberta; Sítio do Goes, em Apodi; além das comunidades de Piracicaba, em Upanema, e Matão do Jó, em João Câmara.

Os estagiários ministraram, nessas localidades, oficinas de formação e atividades práticas com os agricultores relacionados com a perspectiva agroecológica além de discussão com a juventude sobre as possíveis contribuições desse segmento com suas comunidades e o seu papel na construção de uma agricultura de base ecológica.

Toda essa experiência será compartilhada durante o Seminário com a participação dos estudantes, professores, representantes da Rede Pardal e das comunidades que recepcionaram os estagiários. O professor Joaquim Pinheiro, coordenador do programa, explica que, além de um balanço da experiência, serão definidos alguns encaminhamentos para o segundo semestre.