Detran/RN e Semob preparam integração de dados estatísticos

 

Visando integrar as informações coletadas pelas instituições públicas que atuam nas notificações de acidentes de trânsito no âmbito Estadual, especialistas do setor de Estatística do Detran/RN realizaram na última sexta-feira (16) uma reunião com a titular da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal, Elequicina Santos. O assunto debatido foi a implantação de um setor de captação de dados no município que possa contribuir com informações destinadas ao Sistema de Informações Estatísticas de Acidentes de Trânsito (Siest) gerido pelo Departamento.

Durante o encontro, a técnica do setor de Estatística do Detran/RN, Francinésia Brito, ministrou informações sobre a implantação de uma área de estatística voltada para captar dados do trânsito. A apresentação apontou para a importância dessa ciência no direcionamento de políticas públicas que combatam as causas e reduzam o número de acidentes notificados no tráfego de veículos e pedestres.

“Ficou encaminhado que no mês de setembro a Semob enviará técnicos para receberem treinamento no Detran para que nós possamos contribuir para a implantação do setor de estatística no âmbito municipal”, destacou Francinésia.

 

A equipe do Detran também detalhou o modo de funcionamento da área de estatística do Detran/RN, que trabalha fornecendo métodos focando coletar, organizar, analisar e interpretar os dados de forma que auxiliem na tomada de decisões dos gestores públicos. Foi ressaltada ainda a importância da integração das informações coletadas no trânsito por cada ente público para a composição de um sistema de dados que reflita em números a realidade encontrada nas ruas.

“A paz no trânsito passa pela captação de dados estatísticos sólidos que orientem o investimento público. A integração do sistema de registro e análise de acidentes de trânsito é uma medida determinada no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que nos seus artigos 22 e 24 estabelece a responsabilidade dos estados e municípios em coletar dados estatísticos e elaborar estudos referentes a acidentes de trânsito e suas devidas causas”, informou Francinésia Brito.

 

A reunião com os representantes da Semob em Natal é a segunda efetivada pela equipe de estatística do Detran/RN, que busca integrar a coleta de dados de trânsito no Estado. O primeiro encontro aconteceu na semana passada em Mossoró e contou com a participação de profissionais da prefeitura, do Comando Regional de Policiamento Estadual de Trânsito, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Instituto Técnico e Cientifico de Polícia (Itep), do Serviço Móvel de Urgência (Samu) e da diretoria do Hospital Regional Tarcísio Maia.

O projeto de implantação e modernização do Siest vai ser plenamente efetivado no momento em que forem levadas as ações de treinamento e parceria com outras instituições públicas para todas as regiões do Estado. Para isso foi elaborado um mapa que divide o território do Rio Grande do Norte em oito áreas (Mossoroense, Litoral Norte, Alto Apodi, Serras Centrais, Caicó, Currais Novos, Agreste, e Litoral Oriental), além de um cronograma de atividades a serem efetivadas em cada um desses setores.

Fonte: Assessoria