Os projetos de extensão desenvolvidos na Universidade Federal Rural do Semi-Árido serão o destaque do estande montado pela instituição na 26ª edição da Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (Ficro), que começa nesta quarta-feira, dia 21, e segue até o sábado, dia 24, no Centro de Exposição e Eventos Eneias Negreiros (Expocenter), localizado no Câmpus Leste da Ufersa.

Essa é a primeira edição que a Ufersa participa efetivamente do evento com programação distribuída durante os quatro dias. Em uma ilha de 48 metros quadrados, será montada uma estrutura para exposição de alguns dos projetos de Pesquisa e Extensão desenvolvidos por servidores da instituição; uma área de projeção multimídia para a exibição de peças em audiovisual; espaço para apresentação artístico cultural e, a grande novidade deste ano, uma sala climatizada para rodadas de negócios.

 

Entre os projetos expostos, o público visitante terá acesso ao Cactus Baja, um protótipo de veículo Off roadprojetado pelos estudantes do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, que vem se destacando nas competições nacionais do gênero. O programa de pesquisa com Robótica também vem gerando bons resultados ao propiciar aos alunos da rede municipal de ensino o aprendizado por meio da inclusão digital.

Já os estudantes dos cursos de Ciências Exatas estarão presentes na programação do estande expondo suas habilidades com cubo mágico. Esses alunos completam a aquarela de cores do Cubo Mágico de olhos fechados ou ainda em curtíssimo espaço de tempo, atraindo a atenção dos expectadores pela agilidade e lógica.

 

Além de muito conhecimento, também entretenimento com as apresentações artístico e cultural na programação do estande. Entre elas, a segunda exibição do documentário “40 Horas na Memória”, que rememora a experiência dos ex-alunos do projeto de alfabetização idealizado pelo educador Paulo Freire na cidade de Angicos, há 50 anos.

 

O professor Rafael Castelo, pró-reitor adjunto da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), pondera que a presença da Ufersa na Ficro é uma das oportunidades de aproximar a sociedade das iniciativas e conhecimento gerados na Instituição. Para selar essa proximidade, também será lançado o novo site da Fundação Guimarães Duque (FGD) – uma importante unidade de apoio às atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e desenvolvimento institucional da Ufersa.

 

O estande ainda reserva espaço especial para rodadas de negócios. Neste ambiente, as empresas júniores, as incubadoras Ineagro e Iagram poderão negociar produtos desenvolvidos com a parceria da Ufersa. Nessa área, destaque para os produtos da gastronomia como a Linguiça de Peixe e o Sorvete de Pêlo.

A partir disso, novas parcerias devem ser firmadas, conforme estima o professor Rafael Castelo. “A Ficro é um importante encontro do setor produtivo da nossa região e a presença da Ufersa neste evento propicia a prestação de contas das oportunidades geradas pela nossa Extensão Universitária. Disso surge ainda a possibilidade de novas parcerias que possam ampliar e favorecer a inovação e o desenvolvimento tecnológico e, com isso, gerando retorno para a sociedade”, defende o pró-reitor adjunto.

SERVIÇO –

O estande da Ufersa é uma ilha localizada nas proximidades da Praça do evento, ocupando os espaços de 144 a 147.