Os trabalhos de enfrentamento aos efeitos da estiagem em Pau dos Ferros continuam de forma ininterrupta por parte da Administração Municipal, com a realização de diversas ações, algumas que tiveram início ainda no ano de 2013.
Em um balanço, o Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, apontou como uma dessas atividades, a realização da Operação Carro-pipa. A Prefeitura é responsável por custear, na cidade de Apodi, a água do poço onde os veículos são abastecidos. Através da Defesa Civil, é responsável por coordenar este programa, em parceria com o Exército.
Todas as escolas e creches do município foram equipadas com novos reservatórios que estão sendo abastecidos através de carros-pipa, com água de extrema qualidade, utilizadas para o consumo dos alunos e o preparo da merenda escolar.
Também custeado pelo município, vem acontecendo o abastecimento do Campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte em Pau dos Ferros. Este foi mais um compromisso assumido pelo Prefeito, Fabrício Torquato, visto que a água distribuída pela CAERN, não tinha condições de ser consumida pelos universitários.
Como forma de racionar o uso da água na cidade, a Prefeitura disponibilizou mais um caminhão pipa, que vem realizando a irrigação dos canteiros, praças e demais espaços verdes do município, com água retirada do Açude 25 de março, em Pau dos Ferros.
Recentemente, uma equipe de nove pessoas da Universidade Federal do RN, SEMARH e CAERN realizaram um estudo geológico com o intuito de localizar um possível lençol freático nas proximidades da barragem. Perfurou-se quase 70 metros, sendo diagnosticada a inviabilidade dessa área para o abastecimento, devido à ausência ou pouca quantidade de água disponível no lençol freático.  O Poder Executivo Municipal também assumiu as despesas de alimentação e hospedagem de toda esta equipe, assim como o combustível usado pelas máquinas.
Na perfuração de poços, que acontece em parceria com a SEMARH, a gestão municipal tem assumido grande parcela dos custos de cada operação. Disponibiliza todo o combustível necessário aos carros e equipamentos, assim como a compra de ponta perfuratriz (bits), além dos custos de hospedagem e alimentação de toda a equipe envolvida na operação.
Mais de quarenta ações, entre perfuração, instalação de poços e dessalinizadores foram realizadas na zona rural do município, desde o ano passado.


Quanto ao planejamento estratégico de poços na zona urbana, dos 14 poços planejados em vários bairros, oito já estão perfurados, a exemplo do poço da Praça Monsenhor Caminha, este com vazão de 2.200 litros/hora e água de qualidade para consumo humano. Dentro de quinze dias, serão instaladas as bombas nos poços já perfurados.
O Prefeito, Fabrício Torquato, ainda destacou que o trabalho não fica restrito apenas as ações imediatas. Segundo o gestor, já foi desenvolvido o plano de abastecimento por carro-pipa, também para a zona urbana, diante de um colapso no abastecimento, já quantificando o número de veículos e reservatórios necessários para o abastecimento.
“Esse plano já foi elaborado e entregue a Defesa Civil Estadual e ao Exército. Este trabalho contempla alternativas de abastecimento, caso a adutora de engate rápido, não chegue a Pau dos Ferros em tempo hábil”, esclareceu Fabrício.
E quando o assunto é adutora de engate-rápido, a Prefeitura já realizou diversas solicitações, sejam elas formais ou não, para que a realização desta obra possa acontecer.


“Já realizamos a entrega de dois documentos ao Governo do Estado e CAERN, cobrando agilidade nesta adutora, assim como semanalmente tenho mantido contato com a CAERN para saber a evolução deste trabalho”, apontou o Prefeito.
Ao encerrar esta prestação de contas, Fabrício esclareceu que é necessário que a população tome conhecimentos sobre as ações que o município tem realizado. “Não estamos inertes diante deste problema. São muitas ações, algumas delas de alto custo, no entanto, seguimos trabalhando”, esclareceu.
E ele ainda destacou que é imprescindível a participação de todos, sejam os órgãos públicos e sociedade civil, na busca pela implantação desta adutora de engate-rápido, assim como, de todos os pauferrenses, na busca pelo uso racional da água.

Fonte: Assessoria