Simpósio aborda popularização da ciência no ensino básico

 

Para mostrar a importância da popularização da ciência, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, promoveu nesta sexta-feira, 08, no Auditório do CTARN, o Simpósio Popularização da Ciência no Ensino Básica. Uma ação do Projeto Novos Talentos, financiado pela Capes, dentro do Programa Ciências para Todos do Semiárido Potiguar.

Na plateia, alunos e professores de seis escolas de Mossoró, além de estudantes universitários da Ufersa e da UERN, que assistiram à palestra do professor convidado da UFRN, Marcos Antônio de Andrade Medeiros, que tem em seu currículo mais de 35 anos de experiência na docência.

Ao se dirigir aos participantes, o professor Marcos Medeiros definiu ciência como qualquer conhecimento ou prática sistemática. “A ciência não é privativa da universidade”, afirmou. “É universal”, e acrescentou a importância da utilização de uma linguagem simples, cotidiana, para a difusão da ciência. “É importante que vocês alunos conversem com seus familiares, amigos e vizinhos sobre o que se faz escola”, aconselhou, ratificando a importância de universalizar o conhecimento com a linguagem simples. O professor Marcos Medeiros explicou ainda sobre a interligação existente entre a ciência do cotidiano, a ciência escolar e a ciência acadêmica.

Com cinco alunos engajados no Programa Ciências para Todos do Semiárido Potiguar, o diretor da Escola Municipal Antônio Fagundes, professor José Altenor, ressaltou a importância da Ufersa está mais próxima das escolas secundaristas. “Essa atividade de extensão possibilita aos nossos alunos melhores condições na elaboração de projetos, além de despertar para a iniciação científica”, considerou. O professor adiantou ainda que os estudantes já trabalham num projeto experimental voltado para a utilização de mariscos como matéria prima na construção civil. “A nossa intensão é apresentar na Feira de Ciências em novembro”, afirmou o diretor.

Segundo a coordenadora do Programa Ciências para Todos do Semiárido Potiguar, a bióloga da Ufersa, Cristiane de Carvalho Ferreira Lima Moura, o Simpósio é mais uma ação do Projeto Novos Talentos, voltada para a preparação dos estudantes secundaristas para Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, prevista para acontecer nos dias 05, 06 e 07 de novembro, em Mossoró.

“A nossa proposta é levar para os estudantes a importância de se produzir conhecimento, utilizando as metodologias científicas”, afirmou. No auditório se fizeram presentes representantes das escolas Antônio Fagundes, Duarte Filho, Celina Guimarães e Marineide Pereira, do município de Mossoró e, das escolas Raimundo Gurgel e Moreira dias, da rede estadual.

Fonte: Assessoria