Tecnologia em prol da educação e da saúde mental

 

As novas tecnologias de comunicação e informação, as TIC’S, estão sendo utilizadas para o desenvolvimento psicomotor de pessoas portadoras de deficiência mental. O trabalho vem sendo desenvolvido no Centro de Atenção Psicossocial Infantil – CAPSI de Mossoró, pelo programa de extensão Oficinando em Rede: tecnologias da informação e comunicação, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Há três anos, o Programa Oficinando em Redes oportuniza pesquisadores, jovens, familiares, profissionais da área da saúde aprendizagens a partir da utilização das tecnologias de comunicação e informação, formando uma rede de conhecimento, projetos e ações. A proposta abrange parcerias entre universidade, movimentos sociais, serviços de saúde e comunidade, bem como a articulação entre saberes diversos, como psicologia social, educação, sociologia, comunicação, administração, direito, engenharia de produção, tecnologias e os saberes das comunidades implicadas.

Uma das ações do Programa é a realização da III Jornada de Estudos do Programa Oficinando em Redes marcada para acontecer no mês de novembro no Câmpus da Ufersa Mossoró, com o objetivo de reunir pesquisadores, estudantes e profissionais interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o uso das novas tecnologias de comunicação e informação nos ambientes de educação e saúde.

Para esse ano, a Jornada traz como tema geral “Processos de cuidar e aprende”, onde será esmiuçado nos eixos temáticos: Processos educativos de saúde; Aprendizagens e tecnologias; Desenvolvimento de tecnologias para educação e saúde; Gestão das Organizações em Saúde Mental e Educação e, O encontro do direito com os temas da saúde e da educação.

A coordenadora do Programa, professora da Ufersa Karla Demoly, adianta que até o dia 18 de setembro se encontram abertas as inscrições para estudantes e profissionais que queiram apresentar suas experiências na Jornada.

Fonte: Assessoria