Governo, UERN e PMM discutem projeto do Hospital/Ensino Materno-Infantil de Mossoró

O governo do Estado, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) estão trabalhando em conjunto para consolidar a construção do Hospital Materno-Infantil de Mossoró. Nesta sexta-feira, 15,em uma reunião realizada na Secretaria de Saúde Pública (SESAP) foi apresentado um esboço do projeto do Hospital que será construído no campus central da UERN.

A Secretaria de Saúde Pública (SESAP), através da gerência de Saúde do Programa RN Sustentável, solicitou que sejam identificadas as necessidades de Mossoró e região para que as sugestões sejam incluídas no levantamento inicial feito pelo governo do Estado. ” Esse hospital será referência. O modelo que iremos construir é de um atendimento humanizado por isso estamos vendo o que seria ideal”, adiantou a gerente Ana Pêta, acrescentando que o atual Hospital da Mulher de Mossoró será incorporado ao Materno-Infantil, oferecendo novos serviços e mais que o dobro da capacidade de atendimento.

O Hospital terá 131 leitos obstétricos e pediátricos, sendo 30 de UTI ( Unidade de Terapia Intensiva), além de atendimento para vítimas de violência sexual e aborto e outros serviços como Banco de Leite, servindo de campo de estágio para alunos da UERN.

O reitor Pedro Fernandes considerou essa etapa de discussão conjunta importante para a construção do Hospital. Para ele, o debate coletivo fortalece a concepção de um novo modelo de atendimento. A UERN participa das discussões sobre o projeto do Hospital e também dará uma importante contribuição na qualificação profissional.

Segundo o professor Wogel Sanger,da Faculdade de Medicina, a UERN capacitará cerca de 1.500 servidores estaduais em classificação de risco e pré-natal, dentro do RN Sustentável. O curso, portanto, é mais uma parceria da Universidade com esse programa que é financiado pelo Banco Mundial.

O alinhamento entre todas as partes interessadas também foi destacado pela secretária municipal de saúde de Mossoró, Leodise Cruz, reconhecendo a parceria já firmada com a UERN na qualificação profissional, através das residências médicas, e outros programas para a melhoria da saúde pública. As diretoras do Hospital da Mulher e da Segunda Regional de Saúde também participaram das discussões, em Natal.

Durante a reunião foi apresentado o cronograma de trabalho. A previsão é que as obras do Hospital sejam iniciadas em maio de 2016, com prazo de conclusão de dois anos: maio de 2018. O Banco Mundial está analisando as propostas técnicas. Nos próximos dias deverá ser aberto o prazo para a avaliação das propostas financeiras para a elaboração do projeto do Hospital.

Doação- Depois da reunião, o reitor Pedro Fernandes entregou à gerente de Saúde do Programa RN Sustentável, Ana Pêta, o processo com toda documentação do terreno no campus central da UERN onde será construído o Hospital Materno Infantil. A obra envolverá recursos da ordem de R$ 17 milhões.

 

Fonte: Assessoria