Detran divulga calendário de aplicação de provas de legislação de trânsito.

 

O Detran/RN divulgou nesta segunda-feira (02) o calendário de aplicação de provas teóricas de legislação de trânsito voltadas aos candidatos do interior do RN que desejam obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A equipe de aplicação das avaliações vai percorrer várias regiões do Estado, estando a partir de amanhã (03) na cidade de Currais Novos, na região do Seridó. O cronograma segue com aplicação de provas em Currais Novos (05), Macau (10), São Miguel do Gostoso (12), São Paulo do Potengi (17), Angicos (19), Acari e Currais Novos (24), Lagoa Nova (27), e Alto dos Rodrigues (31). O Detran mantém ainda unidades distribuídas no Estado que realizam regularmente o exame teórico de legislação. Nesse caso, os locais são Natal, Mossoró, Caicó, Santa Cruz, Nova Cruz e Ceará-Mirim, sendo que os últimos quatro municípios tiveram esses setores implantados do ano passado para cá, dentro do projeto de expansão dos serviços do Detran planejado pelo Governo do Estado.

 

A prova teórica de legislação de trânsito é realizada após o candidato ser aprovado na avaliação médica e psicológica, como também ter concluído a grade curricular de aula teórica em Centro de Formação de Condutor (CFC) credenciado pelo Detran. O exame é organizado com 30 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada e apenas uma resposta correta. Para alcançar a aprovação o avaliado deve acertar no mínimo 21 perguntas, ou seja, 70% da prova.

O candidato aprovado no teste teórico receberá a Licença de Aprendizagem Veicular para que possa ter aulas práticas de direção, que são ministradas por um CFC. Após cumprir a carga horária das aulas práticas de volante, o usuário deve realizar o exame de direção veicular no Detran e alcançando êxito, terá direito a Permissão para Dirigir.

De acordo com o setor de estatística do Detran, no primeiro trimestre deste ano já foram realizados 17.117 avaliações teóricas de trânsito em todo o Rio Grande do Norte, alcançando uma média mensal de 5.706 provas.

Fonte: Assessoria