MINISTRO DO STJ NEGA HABEAS CORPUS DE LULA E PRISÃO ESTÁ MANTIDA

Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou o habeas corpus apresentado na manhã desta sexta-feira (6) pela defesa de Luiz Inácio Lula da Silva, segundo informou à GloboNews Sepúlveda Pertence, um dos advogados do ex-presidente .

O pedido de decisão liminar (provisória) foi protocolado por volta das 7h. Os advogados de Lula contestam ofício enviado nesta quinta (5) pela Oitava Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) ao juiz Sergio Moro, de Curitiba, permitindo a decretação da ordem de prisão. Advogados de Luiz Inácio Lula da Silva foram ao sindicato dos metalúrgicos em São Bernardo do Campo para definir a estratégia a ser adotada pelo ex-presidente, que, por decisão do juiz Sérgio Moro, deve se entregar à Polícia Federal até 17h de hoje.

Segundo a colunista do G1 Cristiana Lôbo, de um lado, há advogados defendendo a saída técnica: negociar com as autoridades a forma e a hora de Lula se apresentar a Polícia Federal, como determinou a Justiça. Do outro lado, há os políticos, aliados de Lula, que querem a resistência do ex-presidente. Esse grupo prefere que Lula não se entregue e aguarde que a Polícia Federal vá buscá-lo no sindicato, criando um fato político. Enquanto isso, petistas vão mobilizando militantes para estarem à porta do sindicato ao longo de todo o dia.