O “Mossoró Cidade Junina” (MCJ) 2022 já começou. No polo de Cultura Popular, alunos da Rede Municipal de Ensino apresentaram, no final da tarde/início da noite desta quinta-feira (9), a culminância do projeto “Brinquedos e Brincadeiras Populares”. A alegria se fez presente entre as crianças e os pais que acompanharam a programação. Nesse primeiro dia de atividades, participaram do projeto discentes das escolas São Romão e Cornélio Barbalho de Carvalho, ambas localizadas na zona rural.

“Foi um prazer desenvolver o projeto na Escola São Romão, um projeto muito interessante que resgata brincadeiras do tempo dos nossos pais, dos nossos avós. Quando foi levada a ideia para a sala, os alunos não conheciam brincadeiras como a roladeira, por exemplo. Começamos uma pesquisa para entender como se confeccionava, como se brincava e também trazendo sempre a ideia da sustentabilidade, ou seja, utilizando materiais recicláveis”, destacou o professor Francisco Leandro, articulador do projeto na Escola São Romão.

Maria de Fátima, mãe do aluno Jeferson Lucas, ressaltou a importância de iniciativas como a promovida pela Secretaria Municipal de Educação no “Mossoró Cidade Junina”. “Eu acho importante para as crianças, já que hoje em dia elas utilizam muito o celular, como o meu filho, por exemplo. Essas brincadeiras são mais saudáveis para eles”, disse.

Os alunos das escolas participantes do projeto estão trabalhando na produção dos brinquedos desde o mês de maio. Marcos Vinícius, discente da Escola São Romão, explicou qual brinquedo o seu grupo confeccionou. “O brinquedo que eu confeccionei foi um bilboquê, que é feito com uma garrafa pet, tampinhas, e aí nós temos que cortar a garrafa pet no meio, amarrar uma fita numa tampinha, colocar na parte debaixo, na boca da garrafa, e tentar colocar essa tampinha na parte de dentro da garrafa pet. Foi uma sensação ótima resgatar essas brincadeiras antigas. Fiquei muito feliz”, relatou.

Foram produzidos ainda brinquedos como telefone sem fio, dama, carrinho de lata, jogo da velha, cavalo de pau, entre muitos outros. Claudineide Cabral, mãe do aluno Caio Erick, afirmou que o momento vivenciado pelas crianças nesta quinta-feira (9) permanecerá vivo na memória deles por muito tempo. “É a primeira vez que a Escola São Romão participa, o que é muito gratificante. Esse momento vai ficar sempre na memória dele, de participar do ‘Mossoró Cidade Junina’, trazendo essas brincadeiras antigas, que eles não conheciam, que são do meu tempo. Vai ficar na memória dele para o resto da vida”, enfatizou.

A gerente executiva Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Gilneide Lobo, explica que a programação do projeto seguirá até o final do “Mossoró Cidade Junina”. “Estamos aqui com essa perspectiva de resgatar a cultura popular. É muito importante as crianças conhecerem essas brincadeiras, participarem. Quem está aqui está percebendo a alegria e o envolvimento dos alunos. Todos os finais de semana, dias de quinta e sexta-feira, no ‘Mossoró Cidade Junina’, na Cidadela, teremos esse espaço, trazendo as escolas para esse projeto”, comentou.

Para Hubeônia Alencar, secretária municipal de Educação, a participação dos alunos da Rede no MCJ é gratificante. “É uma alegria estarmos retomando o ‘Mossoró Cidade Junina’ de forma integrada, todas as secretarias juntas, e aqui, na Cidadela, apresentando o resultado de um projeto que foi desenvolvido nas escolas, resgatando tanto brinquedos quanto brincadeiras que os avós, os pais dos alunos participavam lá no passado, e eles ajudaram essas crianças a confeccionarem esses brinquedos e estão aqui hoje, pais, mães, as crianças, professores, todos interagindo e muito felizes. É muito gratificante vivenciar esse momento”, finalizou.

O projeto “Brinquedos e Brincadeiras Populares” terá sequência nesta sexta-feira (10), com a participação de alunos da Escola Municipal Izabel Fernandes, e ainda nos dias 17 (Escola Ricardo Vieira do Couto), 23 (Escola Francisco de Assis Batista) e 24 (Escola Nono Rosado), sempre das 17h30 às 18h30, em espaço instalado na Cidadela.

Fonte: Assessoria