A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou a partir desta segunda-feira (27), em 14 cidades do Rio Grande do Norte, o licenciamento e a ativação das estações de 5G (na faixa de 3,5 GHz). Empresas que adquiriram lotes nessa faixa poderão, agora, solicitar a ativação.

Contudo, a autorização para a faixa não representa a instalação imediata das redes do 5G nessas cidades. A Anatel reforçou que esse processo depende do planejamento individual de cada prestadora.

As prestadoras do sinal 5G precisam adequar uma quantidade mínima de estações a ser implementadas nos prazos do edital ou conforme estratégias de cada uma por cidade. Confira os municípíos (e o quantitativo de estações) que obtiveram a liberação abaixo:

Arez (2 estações mínimas)
Bom Jesus (1 estação)
Ceará-Mirim (9 estações)
Extremoz (4 estações)
Goianinha (3 estações)
Ielmo Marinho (2 estações)
Macaíba (10 estações)
Maxaranguape (2 estações)
Monte Alegre (3 estações)
Nísia Floresta (3 estações)
Parnamirim (33 estações)
São Gonçalo do Amarante (13 estações)
São José de Mipibu (6 estações)
Vera Cruz (2 estações)

Outros 18 municípios do RN estão com planejamento aprovado até junho deste ano. São as cidades de: Mossoró, Areia Branca, Baraúna, Grossos, São Miguel do Gostoso, Serra do Mel, Tibau, Baía Formosa, Brejinho e Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Poço Branco, Pureza, Rio do Fogo, Senador Georgino Avelino, Taipu, Tibau do Sul e Vila Flor.

A capital do Estado, Natal, teve o licenciamento e instalação liberados no ano passado. O sinal 5G começou a ser liberado em setembro.