Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

Os Correios anunciaram nesta terça-feira (20) a construção de um centro de distribuição internacional no Rio Grande do Norte. O “hub” será instalado no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante.

Este será o primeiro empreendimento no Nordeste e o quarto instalado no Brasil. No momento, as centrais estão localizadas no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Curitiba. O anúncio foi feito durante a divulgação de um investimento de aproximadamente R$ 350 milhões para construção e modernização de centros operacionais pelo Brasil.

A decisão para que o Rio Grande do Norte seja sede deste centro de distribuição aconteceu após a realização de estudos técnicos por parte da empresa. Em virtude da sua posição estratégica, o Nordeste recebe cerca de 23% das encomendas internacionais entregues pelos Correios em todo o país.

Em pauta na empresa desde 2017, o Centro de Distribuição Internacional dos Correios, tem expectativa de gerar 100 empregos diretos e 200 indiretos, ocupando uma área de 20 mil m². O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, acredita que a implantação do hub deve despertar o interesse de outras empresas em investir na região.

Hub 

Em 2015, o Rio Grande do Norte concorreu com outros dois estados para receber a implantação de uma central de voos – hub – da Latam para a Europa e América do Sul – o que não se concretizou.  Ainda em 2016, a própria administração do Aeroporto de Natal anunciou a implantação de um hub dos Correios – uma central internacional de cargas – prevista para entrar em operação em 2017, porém o projeto foi paralisado.

G1-RN