As equipes de fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) realizaram, no mês de agosto deste ano, inspeções em 2.744 instrumentos de medição em 22 municípios do estado. De acordo com o órgão, o objetivo da operação foi garantir o correto funcionamento dos equipamentos de medição, evitando prejuízos tanto para os consumidores quanto para os comerciantes.

Durante as verificações, foram operados diversos tipos de aparelhos, incluindo 1.526 balanças, 741 bombas de combustível, 225 taxímetros, 127 esfigmomanômetros (medidores de pressão arterial), 26 dispensadores de GNV e 24 medidores de velocidade (radares), entre outros. Os resultados revelaram que cerca de 6% dos instrumentos apresentaram alguma inconsistência.

As bombas de combustível lideraram as não conformidades, com aproximadamente 10% delas apresentando irregularidades. Os esfigmomanômetros também tiveram um percentual significativo de não conformidades, atingindo 9%.

Em casos em que a irregularidade pode prejudicar os consumidores, os instrumentos foram retirados de uso e os estabelecimentos comerciais foram autuados, podendo enfrentar multas.

O diretor-geral do IPEM/RN, Hugo Araújo, destacou o compromisso da instituição na proteção ao consumidor e na melhoria contínua de sua atuação.

As cidades visitadas pelas equipes de fiscalização incluíram Natal, Acari, Alto do Rodrigues, Apodi, Areia Branca, Carnaúba dos Dantas, Florânia, Guamaré, Ipanguaçu, Itajá, Jandaíra, Jucurutu, Macau, Monte Alegre, Mossoró, Parelhas, Parnamirim, Pendências, Santana do Matos, São José de Mipibu, São Vicente e Vera Cruz