Nesta quarta-feira (20), a governadora Fátima Bezerra esteve na Infraero e no Ministério dos Portos e Aeroportos, em Brasília, tratando da transferência da outorga de operação do Aeroporto Dix-huit Rosado.

O ato de oficialização da outorga será na próxima quinta-feira (28), em Mossoró, com a presença do ministro Sílvio Costa Filho e do presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay.

Fátima aproveitou a audiência para apresentar ao recém-empossado ministro, o projeto do Porto-Indústria Verde que será construído em Caiçara do Norte para viabilizar a produção e exportação de hidrogênio verde no Litoral Potiguar, marcando de vez a mudança da matriz energética no Rio Grande do Norte.

Nota do Blog – A contratação da Infraero pelo Governo do Estado para administrar o Aeroporto de Mossoró foi realizada em dezembro do ano passado. Mesmo assim, nove meses depois da assinatura, o Governo fará a oficialização da transferência da outorga com a presença do Ministro, em mais uma tentativa de agregar agenda positiva junto ao Governo Federal no RN.

Em abril deste ano, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autuou a Infraero (atual administradora do Aeroporto de Mossoró) com uma lista de mais de 60 “não conformidades operacionais”.

Em dezembro do ano passado, a Secretaria de Infraestrutura do Governo de Fátima Bezerra contratou a empresa para substituir a antiga gestora, a Infracea, por mais de três vezes o valor da mensalidade, passando da casa dos 90 mil reais mensais para 300 mil reais por mês.

Mesmo com o aumento dos recursos e a autuação da ANAC, a situação do Aeroporto da cidade, que é de responsabilidade do Estado do RN, não avançou.

Blog Carol Ribeiro