# # Quem serão ?

Ontem no Programa Cenário Político da TCM a prefeita eleita Cláudia Regina(DEM) foi enfática,  que não vai queimar etapas, afirmou que a sua equipe de auxiliares será definida com base em quatro critérios: compromisso com a cidade, confiança, comprometimento e competência. Disse também que o palanque eleitoral acabou e que outro palanque surge: o de trabalhar por Mossoró.Porém o disse me disse de quem serão seus auxiliares já toma conta do imaginário local.

# # Posição de Rogério Marinho…

Destaque na editoria de política da Tribuna do Norte de hoje é que o presidente estadual do PSDB, deputado federal Rogério Marinho, que disputou a eleição em Natal, confirmou que a definição do apoio no segundo turno da capital potiguar será adotada em conjunto com o DEM, presidido pelo senador José Agripino Maia. O líder tucano destacou que irá conversar com a direção nacional do PSDB e o DEM para decidir. Amanhã ele estará reunido com dirigentes do Democratas em Natal. Rogério Marinho afirma que até a próxima sexta-feira já terá a definição do apoio. O deputado federal admitiu que tem dificuldade para votar no ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT), mas não descartou a hipótese de neutralidade na disputa. “Gostaria de estar no segundo turno, mas a população agora vai poder avaliar melhor as propostas dos candidatos e ver a fragilidade da gestão de Carlos Eduardo, que foi muito sofrível”, destacou o presidente estadual do PSDB.

# # Hermano Morais aguarda decisão do PT

Em entrevista na manhã de hoje (10), ao Jornal 96, da 96FM, o candidato a prefeito de Natal, que está nas eleições para o segundo turno, Hermano Morais (PMDB), disse que na tarde de hoje ele e membros do PT estarão reunidos para tratar sobre apoio político da votação que se aproxima. Hermano concorre a vaga ao Palácio Felipe Camarão contra Carlos Eduardo Alves. “Hoje teremos conversa com membros do PT e PCB. Nós já solicitamos agendamento com PSOL/PSTU. Espero ainda conversar com Rogério Marinho, que está em Brasília”, disse. Em relação aos ânimos exaltados com Carlos Eduardo durante a campanha no primeiro turno, o prefeitável disse que “ele (Carlos Eduardo), não soube ouvir criticas, que são críticas administrativas e não pessoais. São falhas do seu governo, que são muitas, e escândalos. Mas são criticas que fazemos com responsabilidade e de conhecimento público. Ele não gosta, só gosta de elogios, mas vamos continuar criticando”.Para o candidato do PMDB, seu partido saiu mais fortalecido das eleições, teve bom desempenho em todo Brasil e, embora o PT e PMDB nacional tenham fechado apoio em outras capitais, em Natal, a decisão do diretório local será respeitada. “O PT em Natal é muito bem definido, tem instancias próprias”. Por outro lado, Hermano lembrou sutilmente que há quatro anos, em 2008, o PMDB abriu mão de candidatura própria (onde seu nome era de possível candidato) para apoiar a candidatura da Ptista Fátima Bezerra, quando obtiveram derrota. Quando perguntado sobre uma difícil relação e união entre PT e PSDB, que tem candidato apoiado pelo DEM na capital potiguar, partido opositor do PT nacionalmente, Hermano lembrou que “aqui em Natal o PT e o DEM já se uniram em outras situações, aqui e em grandes cidades do Brasil também. Mesmo que eles não sejam aliados em outros lugares, temos que avaliar ponto de vista local. Por aqui não há empecilho, impedimento”.

# # Com a palavra o Vox Populi

O Instituto Vox Populi, contratado pela Federação das Indústrias do RN para a realização de 4 pesquisas eleitorais em Natal (duas) e em Mossoró (duas), enviou ontem de noite uma correspondência ao cliente, esclarecendo dúvidas surgidas entre os resultados apresentados e os números surgidos na eleição de Prefeito nas duas cidades. A explicação técnica do instituto, um dos maiores e mais respeitados do país, será distribuída logo mais para os meios de comunicação do Estado. A solicitação dos esclarecimentos técnicos ao Instituto Vox Populi por parte do contratante foi feita logo na manhã da segunda feira.

# # Mensalão continua firm e forte…

O STF deve começar a julgar hoje o Capítulo 7 da denúncia do Ministério Público Federal (MPF), que trata do crime de lavagem de dinheiro envolvendo réus ligados ao PT e ao PL. Neste próximo capítulo, serão julgados os ex-deputados Paulo Rocha (PT-PA), João Magno (PT-MG) e Professor Luizinho (PT-SP), a assessora de Rocha, Anita Leocádia, o ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto e seu chefe de gabinete José Luiz Alves.

 Confira placar parcial da segunda metade do Capítulo 6, que trata do crime de corrupção ativa entre políticos do PT e PL e no núcleo publicitário:

 – José Dirceu: 6 votos a 2 pela condenação (Divergência: Ricardo Lewandowski e Antonio Dias Toffoli)

– José Genoino: 7 votos a 1 pela condenação (Divergência: Ricardo Lewandowski)

–  Delúbio Soares: 8 votos pela condenação

– Anderson Adauto: 8 votos pela absolvição

– Marcos Valério: 8 votos pela condenação

– Ramon Hollerbach: 8 votos pela condenação

– Rogério Tolentino: 6 votos a 2 pela condenação (Divergência: Ricardo Lewandowski e Antonio Dias Toffoli)

 – Cristiano Paz: 8 votos pela condenação.

–  Simone Vasconcelos: 8 votos pela condenação

– Geiza Dias: 7 votos pela absolvição a 1 pela condenação (Divergência: Marco Aurélio de Mello)