Hospital da Mulher firma parcerias com instituições de ensino superior

Representantes do Instituto Nacional de Assistência à Saúde e à Educação (Inase), Organização Social cogestora do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, visitaram, na quarta-feira (7), campi de três instituições de ensino superior com o objetivo de firmar parcerias, permitindo aos estudantes, professores e pesquisadores, como também aos profissionais do Hospital da Mulher, aprimorarem suas qualificações.
O presidente Carlos Augusto Baptista e os diretores José Carlos Pitangueira e Eduardo Mioli percorreram, de manhã e à tarde, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Potiguar (UnP) e a Faculdade de Enfermagem e Medicina Nova Esperança (Facene).  O reitor da UERN, Milton Marques de Medeiros, manifestou a importância da parceria. “Esta iniciativa do Inase demonstra que o compromisso do Instituto vai além da assistência à saúde, mas que também existe uma preocupação em caminhar de braços dados com a produção acadêmica. Desse modo há um desenvolvimento em todos os níveis: ganha o hospital, a universidade e, principalmente, a sociedade”, afirmou.
       Segundo o diretor José Carlos Pitangueira, a intenção do Inase é realizar trabalhos acadêmicos em conjunto com as faculdades. “A nossa proposta é de um acordo de cooperação técnica-científica. O Hospital da Mulher está de portas abertas para que os professores, pesquisadores e estudantes na área de saúde, tanto de graduação como de pós-graduação, possam realizar suas pesquisas e dissertações dentro do hospital, contando com a colaboração dos profissionais que ali atuam, além do acesso a todas as informações necessárias à pesquisa”, explicou. A previsão é de que em 15 dias o acordo seja assinado oficialmente.
        A equipe do Inase também apresentou projetos de parcerias à Universidade Potiguar (UnP) e à Faculdade de Enfermagem e Medicina Nova Esperança (Facene). De acordo com o diretor da Escola de Saúde da UnP, Wanderley Fernandes, a parceria “é extremamente positiva, pois os estudantes e futuros profissionais terão mais uma ferramenta de ensino para aprender na prática, conhecer a realidade diária de um hospital que é referência no atendimento à gestante”. Os profissionais do Hospital da Mulher também podem ter acesso às dependências da universidade. “Temos um Centro de Simulação, utilizado em aulas práticas das turmas da área da saúde, que pode ficar à disposição dos funcionários com o objetivo de terem treinamentos específicos”, assegurou Fernandes. Simpósio – Com o apoio da UERN, o Inase pretende promover, ainda este ano, o I Simpósio Científico do Hospital da Mulher. O objetivo do evento é apresentar todos os dados do Hospital da Mulher, desde a sua fundação, para que o corpo científico do Inase e da universidade possam identificar linhas de pesquisa a serem realizadas.
Atualmente, estudantes do último período de Medicina da UERN realizam estágios no Hospital da Mulher, nas áreas de obstetrícia e pediatria. A expectativa do Inase é de que estes estágios sejam ampliados. “Pretendemos expandir o campo de atuação, para que possamos estruturar uma rede de estágios que integrem além dos futuros médicos, estudantes de enfermagem, serviço social e também em outras áreas como administração”, afirma o presidente do Instituto, Carlos Augusto. A prioridade é agregar assistência à saúde da população e produção de conhecimento científico. “Grandes projetos podem ser resultado desta parceria. Não podemos desperdiçar o potencial científico que pode ser produzido no Hospital da Mulher”, concluiu.

Fonte: Assessoria