• O mês de fevereiro deste ano foi de recuperação para o varejo potiguar, segundo dados do IBGE, divulgados nesta quinta-feira (11). De acordo com o instituto o Rio Grande do Norte teve, no segundo mês do ano, o maior crescimento de vendas do Nordeste no chamado comércio varejista ampliado. O percentual de 6,1% foi puxado, sobretudo pelos setores de supermercados e hipermercados, combustíveis e lubrificantes, materiais de construção e farmácias. No caso do varejo restrito (que exclui os setores de materiais de construção e de automóveis), o crescimento foi de 3,8%. O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado diz que o número ficou acima das expectativas do empresariado e pode ser explicado por diversos fatores.
  • Identificar causas, dimensionar efeitos e propor alternativas de enfrentamento para o problema do desemprego no setor petrolífero do Rio Grande do Norte. Estes são os principais objetivos da Audiência Pública que a Câmara Municipal de Mossoró promoverá, na próxima sexta-feira, 12/04, a partir das 15 horas. A iniciativa, que teve o SINDIPETRO-RN como um dos principais articuladores, conta com o apoio de várias entidades sindicais e populares, e vem despertando crescente interesse de empresários e lideranças políticas, preocupados com os desdobramentos da crise na economia local. Na região, o crescimento do desemprego vem sendo percebido desde 2012. No Sindicato dos Petroleiros, entre janeiro/12 e março/13, foram homologadas 1.123 demissões de trabalhadores e trabalhadoras de empresas contratadas da Petrobrás. Na construção civil, entre outubro/12 e fevereiro/13, o sindicato da categoria estima terem sido 1.500.
  • O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte (Sedec), e em parceria com a Agência de Fomento (AGN), lança nesta sexta-feira (12), às 10h, na Avenida Hermes da Fonseca, 1009 (antiga Residência Oficial), o programa Mão Amiga. Na ocasião, a governadora Rosalba Ciarlini entregará cheques para os trabalhadores autônomos informais que já aderiram ao programa. Com atuação nesta primeira fase na Grande Natal, o Mão Amiga objetiva apoiar o empreendedorismo potiguar, fomentando a economia do estado. O programa pretende atender 1.700 contratos, com valor máximo de R$ 1.500. A ideia é que o trabalhador autônomo informal possa se estruturar e sair da informalidade. “Muitos programas de financiamento para microempresários não dão certo porque, além do financiamento, não garante assistência aos empreendedores. Com o Mão Amiga, nós vamos dar oportunidade aos trabalhadores de começar seu próprio negócio, podendo, inclusive, sair da informalidade. A meta é que estas pessoas se convertam em microempresários e que nós continuemos ao seu lado, dando suporte para que eles possam se consolidar e crescer”, pontua a governadora Rosalba Ciarlini.
  • O senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou nesta quinta-feira que fará uma campanha de “oposição clara” ao governo do PT em 2014. Num recado indireto ao PSB, cujo presidente nacional e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, quer concorrer à eleição presidencial, mas ainda compõe a base aliada do governo Dilma Rousseff, Aécio disse que o PSDB “não está no divã”. “Não temos dúvidas sobre qual será a nossa postura. Faremos uma campanha permanente de oposição clara ao governo do PT porque, para o Brasil, esse ciclo de governo do PT precisa e deve ser interrompido”, discursou, sob palmas, na abertura do Seminário A Esquerda Democrática Pensa o Brasil, organizado pelo PPS, na Câmara.
  • Pela atual conjuntura política do Estado do Rio Grande do Norte, a oposição deverá lançar uma chapa para disputar o governo do Estado e o Senado com o atual vice-governador, Robinson Faria (PSD), disputando o cargo de governador, e a deputada federal Fátima Bezerra (PT), pleiteando o Senado. Esta é a opinião do vereador Júlio Protásio, líder do prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) na Câmara Municipal de Natal e correligionário da ex-governadora Wilma de Faria, atual vice-prefeita e presidente estadual do PSB. “É a chapa que, mantida a conjuntura atual, poderá unir a oposição”, declarou o vereador. Nada que cause medo ao projeto de reeleição da Rosa… Uma chapa ensossa!!