PROCON/RN analisa abuso do preço da gasolina

O coordenador geral do PROCON/RN Ney Lopes Jr designou na manhã de hoje uma comissão para analisar os processos referentes as fiscalizações aos postos de combustível. O PROCON/RN autuou vários postos e determinou a apresentação detalhada de como é composto (impostos, encargos, 25% etanol, etc) o preço da gasolina e do diesel até o consumidor final para identificar abusos e ilegalidades.

Esta fiscalização ocorreu em virtude de um aumento dado pelo Governo Federal de 4% para gasolina e 8% para o diesel. Acontece que este aumento foi dado apenas para os transporte de cargas e não para o consumidor final, explica Ney Lopes Jr. De acordo com a média nacional o aumento na bomba deveria ser de no máximo 2,5%. Em quase todos os postos do RN a média foi mais de 10%.

O PROCON/RN agora vai analisar os processos no departamento jurídico e departamento contábil para verificar a existência de aumento abusivo. Em seguida dará conhecimento ao Ministério Público e convocará uma reunião conjunta para anunciar as medidas que deverão ser adotadas. Os relatores têm um prazo de 48hs para apresentarem o relatório. O PROCON/RN anuncia que as fiscalizações continuarão.