• Após o IPCA, considerada a inflação oficial do país, ter atingido em março o maior valor para este mês desde 2003, os economistas do mercado financeiro elevaram sua estimativa para todo este ano de 6,35% para 6,47%, informou o Banco Central nesta segunda-feira (14), por meio do relatório de mercado, também conhecido como Focus. O documento é fruto de pesquisa com mais de 100 instituições financeiras. A alta na expectativa de inflação dos economistas dos bancos para este ano aconteceu pela sexta semana consecutiva. Para 2015, a previsão dos analistas para o IPCA avançou de 5,84% para 6%. Com o novo aumento na previsão para o IPCA de 2014, a estimativa do mercado financeiro para a inflação se aproxima, portanto, mais ainda do teto de 6,5% vigente no sistema de metas.
  • O deputado federal André Vargas (PT-PR) informou nesta segunda-feira (14) à GloboNews que renunciará ao mandato. Ele deverá apresentar a carta de renúncia à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados até esta terça (15), segundo o ex-assessor de comunicação e amigo pessoal Ricardo Weg. Desde o último dia 7, Vargas está licenciado do mandato. Ele pediu afastamento por 60 dias. No dia 9, renunciou ao cargo de vice-presidente da Câmara, depois de o Conselho de Ética da Casa ter decidido pela abertura de processo de cassação. A decisão de Vargas de renunciar é motivada pela denúncias de envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal na Operação Lava Jato. A operação dissolveu um esquema de lavagem de dinheiro de dinheiro e evasão de divisas que, segundo as PF, movimentou cerca de R$ 10 bilhões.,
  • Antigo carro de entrada no mercado de automóveis, os veículos 1.0 já não têm o mesmo charme para os brasileiros. No meio de uma queda generalizada nas vendas, os carros de menor motorização têm sido a principal âncora da indústria automotiva. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de carros e comerciais leves com motor até 1.0 despencaram 18,82% em março em comparação ao mês do ano passado. Enquanto isso, as vendas da categoria seguinte, com motor de 1.0 a 2.0, caíram apenas 13,34%. Os carros com motor acima de 2.0 venderam apenas 7,9% menos. A participação de mercado de modelos como o Palio, da Fiat, o Celta, da Chevrolet ou o Gol, da Volkswagen, continua grande. Em março, 40,2% dos veículos vendidos se encaixavam neste perfil, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Essa queda na participação dos carros 1.0 no total de automóveis nas ruas, no entanto, não é tão recente. Em 2001, os “carros 1000″ representavam 71,1% do total de carros licenciados.
  • O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro solicitou que a Polícia Federal instaure um inquérito para apurar a suposta prática de crimes financeiros pelo empresário Eike Batista, enquanto controlador da petroleira OGX. O pedido foi embasado nas conclusões do relatório de acusação elaborado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), encaminhado ao MPF em 19 de março. A Superintendência de Relações com Empresas da CVM sugeria em seu relatório que “tendo em vista os indícios de crime de ação penal pública” o resultado das investigações fosse comunicado ao MPF. O caso seguiu para a Superintendência da Polícia Federal no Rio no último dia 7, após a curadoria criminal do MPF concluir que é preciso aprofundar as investigações. Só depois o processo voltará a um procurador federal, a quem caberá arquivar o caso ou fazer a denúncia. Assim, o episódio pode extrapolar a esfera administrativa da CVM e trazer consequências penais ao empresário.
  • Ao analisar pesquisas internas, conselheiros de Eduardo Campos (PSB) encontraram sinais de que o ex-governador pernambucano começou a invadir o espaço de Aécio Neves (PSDB) no eleitorado. O movimento começou com o endurecimento dos ataques endereçados a Dilma Rousseff. A informação é de Vera Magalhães, hoje na Folha de S.Paulo. Informa ainda a colunista que articuladores da chapa presidencial de Marina e Eduardo pretendem realizar no Rio a convenção nacional que lançará oficialmente a candidatura da dupla, no dia 10 de junho. O ato deve ser unificado, com PSB, Rede, PPS e PPL. Antes disso, a ex-senadora deve seguir o exemplo de Eduardo Campos e também se mudar para São Paulo. Toda a estrutura política e o estúdio para gravações dos programas eleitorais deve ficar na capital paulista.