# Pedido

A dois dias das manifestações contra o governo programadas em várias partes do país, o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) protocolou na Câmara dos Deputados um pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Considerado um dos deputados mais conservadores e crítico do PT, o congressista recorre principalmente ao esquema de corrupção na Petrobras, investigado pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, para justificar o pedido. Na avaliação do deputado, Dilma foi beneficiada pelos desvios da estatal e cometeu crimes contra a administração pública ao não atuar contra os desmandos.

# Energia mais cara 

O Banco Central (BC) divulgou uma projeção bem conservadora, na visão do mercado, para o aumento de preços da energia elétrica para este ano – o reajuste será da ordem de 38%, segundo a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). O número já é maior do que o visto na ata anterior, de janeiro, que apontava para contas 27,6% mais caras. Contudo, ainda não contempla, para especialistas ouvidos pelo site de VEJA, a real situação do setor elétrico. Segundo eles, a alta deve ser de até 65%. Para justificar o reajuste, o BC cita que o bolso do consumidor será impactado pelos repasses do custo de operações de financiamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). A CDE é uma conta que foi criada para desenvolver pesquisas e novos projetos para desenvolver o setor energético do país, mas seu uso foi deturpado pelo governo para bancar o desconto na conta de luz, prometido em 2012, e que teve de ser completamente revertido nos anos seguintes. Como a conta era financiada pelo Tesouro, com as medidas de ajuste fiscal, grande parte de seu peso recairá sobre o bolso dos consumidores. E haja aumento !

# Pãozinho

Depois do aumento da conta de luz e da gasolina, agora será a vez do tradicional pãozinho francês sofrer acréscimo em seu preço. Para o brasileiro, o alimento é indispensável, principalmente no café da manhã. Mas, se o consumidor que quiser manter o hábito, no entanto, deve preparar o bolso, já que o pão deve sofrer reajuste, em alguns pontos de venda, de pouco mais de 12% daqui a menos de um mês. O valor do quilo pode chegar a quase R$ 15. No mês de fevereiro, algumas panificadoras já haviam aumentado o preço do produto, entre 6% e 10%. Porém, este acréscimo não havia sido repassado aos consumidores. Preparem o bolso…

# Alta do Dólar

A sexta-feira promete ser mais um dia de dólar alto, com a moeda americana abrindo a sessão acima de 3,21 reais, um movimento que está sendo visto também em relação a outras divisas, como o euro e a libra. A expectativa com a reunião do banco central americano na próxima semana e a tensão política com os protestos populares programados no Brasil sustentam a alta. Por volta de 10h40, a moeda americana operava em alta de 1,50%, cotado a 3,2090 reais. Segundo a consultoria Economatica, se fechar acima de 3,21 reais, esta será a maior cotação em praticamente uma década, já que a última vez que ficou acima de 3,21 reais foi em 11 de abril de 2004. Do início de março até o fechamento de quinta-feira, o dólar já subiu 10,7% em relação ao real. Em todo o mês de fevereiro, a alta foi de 6,2% A valorização do dólar não é exclusividade no Brasil. Nesta sexta, ele também sobe ante o euro, libra e dólar australiano, por exemplo. Os investidores internacionais estão demandando mais dólar, esperando o banco central americano (Federal Reserve) elevar os juros locais. Semana que vem o Fed se reúne para discutir a política monetária da maior economia do mundo.