# Sondado

A sondagem que Dilma fez hoje à tarde para que Eliseu Padilha assuma a Secretaria de Relações Institucionais será o assunto principal de um jantar que Michel Temer oferecerá logo mais no Palácio Jaburu à cúpula peemedebista. À mesa, são esperados Renan Calheiros e Eduardo Cunha. Temer recebeu a missão de costurar as mudanças no ministério para dar o sétimo ministério ao PMDB. Pelo desenho pensado no Planalto, a Secretaria de Aviação Civil permaneceria com o partido. E pode ser um destino para Henrique Eduardo Alves. Mas tudo isso só irá à frente se a relação com o PMDB se pacificar.

Contrariado com o noticiário de que o ministro Eliseu Padilha (Aviação Civil) foi convidado para assumir o comando da Secretaria de Relações Institucionais, o ministro Pepe Vargas decidiu deixar o cargo. Antes, no entanto, ele pediu uma audiência urgente com a presidente Dilma Rousseff. Ele quer ouvir da petista uma explicação sobre o assunto e consultar se ela realmente fez o convite a Padilha para o seu lugar.Caso Dilma não tome a iniciativa de demiti-lo, Pepe deve entregar a chefia da pasta responsável pela articulação política do Palácio do Planalto. Ele inclusive já cancelou a reunião que faria com líderes da base aliada nesta terça, marcada para as 16h.“Eu acho que ele [Henrique Alves] será [indicado]. Esta é uma das cogitações também e certamente ele ocupará algum ministério”, declarou Temer, ao dizer que “nada” está definido. G1/Veja

# Governo autoriza reajuste de 9,32% nos serviços prestados pelos Correios

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, autorizou um reajuste linear de 9,329% dos serviços postais e telegráficos, nacionais e internacionais, prestados exclusivamente pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).A portaria foi publicada hoje (7), no Diário Oficial da União. O preço de cada serviço será definido pelo Ministério das Comunicações de acordo com a portaria. Qualquer outro reajuste dessas tarifas “somente poderá ser implementado depois de decorridos 12 meses, no mínimo”, informa o texto.

# Sinal digital 

A partir de amanhã (7) as emissoras de televisão começam a veicular as campanhas obrigatórias sobre o calendário para o fim das transmissões analógicas em canal aberto. O teste será iniciado em novembro deste ano, no município de Rio Verde (GO), mas as datas de desligamentos começam em abril do ano que vem, no Distrito Federal e em mais 11 cidades do entorno da capital, onde os comerciais serão veiculados na programação local. Com o desligamento da TV analógica, a programação aberta ficará disponível apenas em formato digital, o que vai melhorar a qualidade de som e imagem da programação. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estipulou o prazo até novembro de 2018 para que todos os municípios do Brasil tenham a transmissão digital. Pelo cronograma previsto, em 2015 também começam as transmissões exclusivamente digitais nas regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia e do Rio de Janeiro. O desligamento do sinal analógico deve atingir 30 milhões de famílias. Quem já tem um aparelho de televisão digital deve instalar a antena para receber o sinal digitalizado. Mas quem tem modelos de televisão mais antigos deve instalar a antena e um aparelho conversor, que pode custar menos de R$ 100, segundo a Anatel.

# Homenagem 

Vinte profissionais de diferentes gerações e com as mais diversificadas experiências no campo da comunicação foram homenageados pela Assembleia Legislativa no Dia do Jornalista. A iniciativa foi do presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PMDB) e lotou o plenário e galerias do parlamento.Além de Murilo Melo Filho, os jornalistas homenageados foram: Alan Severiano, Vânia Marinho, Mussolini Fernandes (In Memorian), Marco Antônio Antunes (In Memorian), Jurandy Nóbrega, Anna Ruth Dantas, Carlos Magno Araújo, Daniel Cabral, Breno Perrucci, Dinarte Assunção, Diógenes Dantas, Juliska Azevedo, Renata Moura, Erika Zuza, Alex Medeiros, Bruno Barreto , Cristiano Couceiro , Cezar Alves e Canindé Soares.