Instituições estaduais e federais de ensino superior no Rio Grande do Norte discutiram nesta sexta-feira, 12, ações conjuntas para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão das doenças dengue, Chikungunya e Zika. A reunião, que aconteceu na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é consequência do Pacto da Educação Brasileira contra o Zika, assinado no dia 4 de fevereiro pelo Ministério da Educação (MEC) e reitores das Instituições Federais de Ensino Superior (IES).

O pacto prevê a sensibilização das mais de 60 milhões de pessoas que formam o sistema educacional brasileiro, desde as crianças da educação infantil até os estudantes do ensino superior, com vista em criar um batalhão de enfrentamento ao mosquito. A reitora da UFRN, Angela Maria Paiva Cruz, apresentou o objetivo aos presentes e propôs uma articulação entre as entidades para dividir experiências e colocar em prática o que pode ser feito em conjunto, através da formação de um comitê geral.

A secretaria estadual de Saúde Pública (Sesap) e as secretarias municipal e estadual de Educação também estiveram presentes para apresentar suas ações e sugerir medidas sócio-educativas que podem ser adotadas. A secretária de municipal de Educação, Justina Iva, citou que no próximo dia 17 os gestores das escolas públicas de Natal irão participar de reunião na qual será transmitida a mensagem do MEC para a mobilização nacional. “Temos um universo de quase 65 mil pessoas no sistema educacional da capital potiguar, por isso vamos discutir com os diretores as formas de sensibilizar esse público à prevenção e eliminação dos focos do Aedes aegypti”, informa.

O georreferenciamento para atuação nas escolas de todo o Rio Grande do Norte é a iniciativa em destaque na parceria entre Sesap, UFRN e Secretaria Estadual de Educação. O trabalho sobrepõe a localização dos colégios com o índice de infestação predial (quantidade de mosquitos por região) e, a partir dessa estatística, são traçadas estratégias logísticas para o combate ao mosquito.

Outra iniciativa importante é a Sala de Situação, localizada na Sesap, onde profissionais de saúde e alunos de Engenharia Biomédica da UFRN monitoram, acompanham e avaliam em tempo real a evolução e o controle do vetor. Isso envolve os focos, as notificações de pessoas doentes e o acionamento dos municípios para eliminar criadouros.

“Em breve, será lançado um Portal da Transparência em que os cidadãos podem acompanhar os resultados das suas denúncias. Também estamos desenvolvendo um uma tecnologia para smartphones e computadores por meio da qual será possível denunciar focos e casos suspeitos das doenças”, comunica Ricardo Valentim, coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS).

Experiências compartilhadas

Durante a reunião, cada representante expôs as ações já desenvolvidas nas instituições de ensino, a exemplo do projeto “Mães Primaveras”, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que acompanha grávidas de 12 a 18 anos com atenção aos sintomas da microcefalia. O reitor da entidade, Pedro Fernandes Ribeiro Neto, garantiu a participação nas iniciativas a serem criadas pelo grupo recém-formado de combate ao Aedes aegypti.

“A UERN tem 94% da sua população acadêmica localizada no interior, onde existem atividades de ensino, pesquisa e extensão. Vamos usar esses formadores de opinião para conscientizar as comunidades locais quanto ao cuidado com a água parada e a atenção aos acometidos pelas doenças”, ressalta Pedro Fernandes.

O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Belchior de Oliveira Rocha, também se mostrou disposto a contribuir ativamente com o pacto contra o Zika. A entidade está montando uma Sala de Situação no IFRN de Natal, que receberá informações de todos os campi do Rio Grande do Norte.

UFRN contra o Zika

Além das ações já realizadas desde o ano passado, a UFRN planeja novas iniciativas dentro da campanha contra o Aedes aegypt. Entre elas está o início do curso de extensão para os responsáveis pelos servidores terceirizados de serviços gerais, realizado a partir do dia 19. Em 27 de fevereiro, a instituição promove uma mobilização com atividades educativas, recreativas e culturais dentro do campus Natal. Será um dia de lazer com informações esclarecedoras, banners, vídeos, exposições, jogos e outros materiais educativos para sensibilizar adultos e crianças.

 

 

Fonte: Assessoria