Vistoriadores do Detran/RN passam por atualização em identificação e perícia veicular

O quadro de pessoal que atua na função de vistoriador e emplacador veicular do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) está passando por qualificação e atualização na prática de identificação e perícia veicular. O curso de Identificação Veicular foi iniciado na manhã desta segunda-feira (03), na sede administrativa do Detran, na Cidade da Esperança, em Natal. A capacitação é organizada pela Escola Pública de Trânsito (EPT) do Detran e tem o objetivo de manter o quadro de pessoal atualizado para efetivar vistoria veicular e combater adulteração, furto e roubo de automóveis.

A aula inaugural foi aberta pelo coordenador da EPT Detran/RN, Felipe Barreto, que explicou sobre a importância do curso, o desenvolvimento das aulas, a programação e informações que serão ministradas ao longo da semana. “Serão qualificadas duas turmas, sendo a primeira em Natal e a segunda na cidade de Mossoró”, informou.

Nesse primeiro momento, 35 servidores do Detran que exercem as funções de vistoriador e emplacador estão passando pela atualização em Natal. O curso conta com 20h de aula, sendo 15h de conteúdo teórico e 5h de abordagem prática, com data prevista de conclusão para a próxima quinta-feira (06).

O vistoriador e instrutor do Detran, Felipe Perícles, informou que a qualificação vem no sentido de atualizar os profissionais sobre o que há de mais modernos nas técnicas de identificação veicular, como também trazer ao conhecimento as novas legislações que tratam sobre o tema. “O Detran tem um quadro de pessoal que tem conhecimento e trabalha diariamente com vistoria e identificação, então, o maior objetivo é atualizar esses profissionais e fazer com que possamos registrar um serviço cada vez mais eficiente”, comentou.

Durante a capacitação serão trabalhados os conteúdos referentes aos códigos identificadores WMI, VDS e VIS (Identificação de chassi); Desvendando o VIN (Número de Identificação do Veículo); Examinando o local do VIN; Modelos de gravação do VIN; Ausência do VIN; Exame do motor; Exame das plaquetas de identificação do motor; Exame do conjunto agregado; Exame das etiquetas adesivas; Identificação de Placas; Identificação de vidros; Identificação de Documentos Adulterados; Definição de Perícia técnica veicular; Tipos de perícias existentes na área automotiva; Objetivo de uma perícia automotiva; Tipos de adulterações automotiva; Legislação de Trânsito; Procedimentos administrativos, tipos de vistoria e serviços.

O Curso de Identificação Veicular é vital para a leitura técnica apurada e correta dos códigos veiculares e para percepção de análise de segurança dos automóveis. O treinamento leva aos participantes a capacidade de reconhecer fraudes ou adulterações nos identificadores veiculares e na documentação do automóvel, aferindo tecnicamente se o objeto vistoriado é idôneo ou procedente de produto de roubo, furto ou adulteração.

Curso de Identificação Veicular

Turma 1 – Data 03/04 à 06/04 – Local: DETRAN Natal-RN

Turma 2 – Data 10/04 à 13/004 – Local: DETRAN Mossoró-RN

Fonte: Assessoria