A presidente da Petrobrás, Maria das Graças Foster, tem rechaçado a possibilidade de um reajuste nos preços dos combustíveis no Brasil. Mas, para analistas, o governo dificilmente conseguirá evitar uma alta em 2012. Por isso, muitos já fazem as contas para calcular o efeito do provável aumento nos índices de inflação.

“Nosso cenário inclui um reajuste em meados de maio. A defasagem entre os preços dos combustíveis aqui dentro e do petróleo no mercado internacional é insustentável”, afirmou Thiago Curado, analista da Tendências Consultoria Integrada.

As planilhas do economista embutem um reajuste de 10% nos preços da gasolina e do óleo diesel. Isso significa um impacto de 0,40 ponto porcentual no IPCA, o índice oficial de inflação do País. Por isso, a Tendências estima um IPCA de 5,5% para este ano, novamente acima da meta de 4,5% definida pelo governo.

É um cenário distinto do elaborado pelo Banco Central (BC). Na ata da mais recente reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), os diretores da instituição informam que trabalham com reajuste zero para os preços da gasolina e do gás de bujão para o acumulado de 2012. Ou seja, se o aumento dos preços for mesmo inevitável, o BC terá de refazer suas previsões inflacionárias.

Fator China. O economista Fábio Silveira, da RC Consultores, faz um contraponto aos colegas. Para ele, a desaceleração da China em 2012 será mais forte do que a maior parte do mercado acredita hoje. Com isso, os preços das commodities – petróleo incluído – tendem a desacelerar nos próximos meses. Assim como Graça Foster, portanto, Silveira avalia que os preços atuais do barril são excepcionais, e não constituem um novo nível.(Estadão)