# # Globo perde audiência

A TV aberta sempre perde público com a chegada do horário eleitoral gratuito. Mas o “Jornal Nacional” (Globo) está sendo muito prejudicado no período e já viu 20% de sua audiência ir embora. Realocado para mais cedo na grade de programação da Globo, para dar espaço à propaganda política, o “JN” sofre com a migração de público para a TV paga e ainda enfrenta um adversário forte em audiência: a novelinha infantil “Carrossel” (SBT). A média do “JN” de janeiro a agosto deste ano, indo ao ar na faixa a partir das 20h30, é de 30,4 pontos. Cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande SP. Com início do horário eleitoral, o noticiário passou a ir ao ar às 20h. Sua média de 21 de agosto (início da propaganda eleitoral) ao dia 13 de setembro é de 24,3 pontos. Uma queda de seis pontos de audiência. O ibope do jornalístico chega a ser menor que o do próprio horário político na Globo. A propaganda eleitoral teve média na rede de 24,9 pontos até o último dia 13.

# # A Voz do Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a obrigatoriedade de transmissão do programa A Voz do Brasil pelas emissoras de rádio de todo o país no horário das 19h às 20h, de segunda a sexta-feira. A decisão foi do ministro Antonio Dias Toffoli que acolheu recurso da União e considerou legal a determinação de que empresas de radiodifusão sejam obrigadas a retransmitir diariamente o programa no horário determinado. Esse entendimento já foi firmado pela Suprema Corte em apreciação da Ação Direta de Inconstitucionalidade, a Adin 561. O recurso da União contestava decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) que permitiu à Rádio FM Independência transmitir A Voz do Brasil em horário alternativo. A rádio também entrou com recurso no STF para alegar violação do Artigo 220, que prevê que “a manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição”. O recurso da rádio foi negado e a decisão do TRF4, reformada por Dias Toffoli. Com uma hora de duração, o programa A Voz do Brasil está no ar há mais de 70 anos.

# # Greve dos Bancários

A partir de amanhã (18), bancários de todo o país entram em greve por tempo indeterminado. A paralisação inclui tanto bancos públicos quanto privados, segundo informou Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. Com isso, clientes de bancos que pretendem ir a uma agência bancária amanhã poderão encontrar funcionando apenas os caixas eletrônicos, embora Juvandia admita que, em geral, no primeiro dia de greve, a adesão dos trabalhadores ainda não seja muito grande. “A greve começa amanhã nos principais corredores [locais com grande concentração de bancos, tais como o centro de São Paulo e a Avenida Paulista] e depois vai atingindo e ampliando para um maior número de agências e também pegando as concentrações bancárias”, disse Juvandia, em entrevista coletiva realizada na tarde de hoje (17), em São Paulo. “Os caixas eletrônicos vão funcionar. O cliente que for à agência vai ter o caixa eletrônico disponível. Mas não vai ter atendimento ao público”.

# # Para amenizar…

O doutor em Direito Constitucional pela PUC de São Paulo, Erick Pereira, publicou artigo sobre a suposta participação do ex-presidente Lula (PT) como verdadeiro chefe do mensalão, tendo como base reportagem publicada pela revista Veja no último final de semana. No texto, o magistrado afirma que as declarações do publicitário possuem relevância jurídica e relacionam-se “à falência do Estado na apuração de crimes ocorridos no mensalão”. Porém, Erick Wilson diz que as maiores controvérsias geradas pela entrevista de Marcos Valério ao veículo residem no universo moral, uma vez que o “confessor”, ao conversar com a Veja, teve a intenção, única e exclusivamente, de fazer com que todos os investigados fossem “pelo mesmo ralo” que ele. Pereira finaliza seu comentário afirmando que nos interiores das salas dos tribunais, o sentimento pela atitude de Marcos Valério é de desprezo, e cita, como reforço dos argumentos por ele edificados, uma frase de Plutarco, que diz que César costumava declarar que “amava as traições embora odiasse os traidores”.