* * * Dando sequência à estratégia de se aproximar do eleitorado nacional, o recém-eleito presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), vai hoje a São Paulo dar entrevista ao apresentador Carlos Massa, o Ratinho, em seu programa no SBT. A atração é conhecida por receber políticos e candidatos em período pré-eleitoral. Aécio é o principal nome do PSDB para disputar a sucessão de Dilma Rousseff à Presidência em 2014.* * *

* * * Ainda que a Polícia Federal tenha pedido trinta dias para apurar quais os autores do boato a respeito da extinção do bolsa-família, no fim de semana que passou, cresce no palácio do Planalto a impressão de o bico dos tucanos haver acionado a tramóia. É cedo para acusações, em especial se forem injustas, mas a lógica no governo segue a célebre máxima dos inquéritos policiais: a quem interessa o crime? No caso não há mordomo, nem mesmo um cadáver, pois o bolsa-família até ficou com mais saúde depois desse atentado, que não terá sido o primeiro, nem será o último. A conseqüência política dos acontecimentos do último fim de semana é óbvia: mais se acirrarão os ânimos entre governo e oposição. Golpes desferidos abaixo da linha da cintura provocam, no mínimo, seus contrários.* * *  (Carlos Chagas)

* * * O RN já perdeu 60% de suas colméias e hoje a exportação de mel está praticamente zero e sem perspectivas, contrastando com a produção de 2005 a 2011, quando exportou mais de 1.500 toneladas. No caso de Serra do Mel, a perda é de mais de 90%. O município possuía cinco mil colméias em 2011, reduzidas hoje a menos de 500. O gradual desaparecimento das abelhas pelo uso inadequado de pesticidas, a restrição do mercado, visto que muitos só podem vender dentro do próprio Estado, o baixo preço pago ao produtor, a falta de mecanização do setor, de assistência técnica, apoio e de investimentos configuram o pior momento da atividade de apicultura no RN, apesar da reconhecida qualidade do produto. O alerta foi do professor doutor Lionel Segui Gonçalves, presidente do Centro Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura do RN (Cetapis), na audiência pública promovida pelo deputado Fernando Mineiro (PT) nesta quarta-feira (22), Dia do Apicultor, que levou ao Plenarinho da Casa caravanas de produtores dos diversos municípios do RN.* * * (Blog do BG)

* * * A presidente Dilma Rousseff (PT) foi apontada a segunda mulher mais poderosa do mundo pelo ranking da revista americana Forbes. Dilma ganhou uma posição em relação à lista do ano passado, após a até então segunda colocada Hillary Clinton deixar o posto de secretária de Estado americana. Cotada para ser a candidata democrata na sucessão do presidente Barack Obama nos Estados Unidos, Hillary ainda aparece bem na lista, em quinto lugar. A primeira colocada é a primeira-ministra alemã, Angela Merkel – que ficou em primeiro em sete dos últimos dez anos. Outra brasileira bem colocada é a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, no 18º lugar. A terceira e última brasileira na lista é a modelo Gisele Bündchen, na 95ª posição. Entre as nações vizinhas, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, é a 26ª.* * * (Forbes)