# # 2013 pode ocorrer nova greve

De acordo com o SINTE/RN, a falta de diálogo do governo Rosalba pode gerar nova onda de greves em 2013, pois já se passaram dois anos e os secretários continuam protelando o atendimento à categoria até mesmo para audiências. A coordenadora geral Fátima Cardoso afirma que é preciso denunciar essa estratégia do governo. “Temos conhecimento suficiente para saber que esse jogo de cenas tem o objetivo esgotar a paciência da categoria”, criticou. A sindicalista afirma que o governo pode experimentar do seu próprio veneno, uma vez que a população não aprova esse estilo de governo sem diálogo. “O resultado desse descaso poderá ser uma nova onda de greve dos servidores públicos”, concluiu.

# # Nenhuma novidade…o de sempre.

A vice-prefeita eleita de Natal, ex-governadora Vilma de Faria, presidente do PSB no Estado, reiterou na manhã desta segunda-feira que não participará da administração municipal e vai exercer o cargo de vice-prefeita com discrição. Entretanto, ressaltou que ficará à disposição do prefeito Carlos Eduardo para missões extraordinárias e assumir constitucionalmente o cargo nos impedimentos do titular, por motivo de viagens, por exemplo.Ela afirma também que na condição de presidenta do partido continuará visitando os municípios norte-rio-grandenses para divulgar e interiorizar o PSB, além da realização de palestras, encontros e seminários. “Vamos continuar fortalecendo o nosso partido para os próximos desafios”, disse a ex-governadora, que em 2014 deverá ser candidata a deputada federal.Mesmo não participando pessoalmente do governo na condição de secretária municipal, Vilma de Faria confirma que o seu partido, o PSB, integrará a administração indicando nomes para compor a equipe da futura gestão. “Cargos e nomes faz parte, mas isso é secundário”, disse ela.

# # Mudanças no governo da Rosa…

Novas mudanças no Governo Rosalba Ciarlini. O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, deixará o cargo de primeiro escalão do Executivo potiguar. O baiano assumiu o cargo desde o início do Governo Rosalba. Hoje Benito Gama está cumprindo agenda administrativa em Brasíila. A exoneração dele deverá ser publicada já nos próximos dias. O nome do substituto ainda não foi escolhido pela governadora.

# # Ganhou  uma…

No Jornal de Hoje desta tarde relata que enfim uma “vitória” para o ex-governador Fernando Freire após uma série de derrotas judiciais. O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN) decidiu diminuir a pena do político condenado pelo esquema dos “gafanhotos”. De 84 anos de reclusão, a pena de Freire agora é de seis anos em regime fechado. A decisão foi da Câmara Criminal do TJ. O julgamento de recurso do réu foi concluído no último dia 1º de novembro. O ex-governador havia sido condenado a 84 anos de reclusão pela juíza Emanuella Cristina Pereira Fernandes, da 6ª vara criminal, em outubro do ano passado, por peculato e falsidade ideológica. A magistrada, inclusive, é a mesma que recebeu a denúncia sobre a Operação Sinal Fechado, que apura irregularidades na Inspeção Veicular no RN, realizada durante as gestões dos ex-governadores Wilma de Faria/Iberê Ferreira de Souza. No caso de Fernando Freire, durante esse período em que foi condenado pela juíza (processo número 0023460-11.2005.8.20.0001), ele ficou em liberdade.

# # Lula sobre a mira de investigação

O PPS entregará representação nesta terça-feira (06) à Procuradoria Geral da República pedindo que seja investigada a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no esquema do mensalão. A solicitação será feita pelo presidente e pelo líder do partido, deputados Roberto Freire (SP) e Rubens Bueno (PE).
Os dirigentes do PPS querem que o Ministério Público investigue a participação do ex-presidente no maior esquema de seu governo. E, em seguida, ofereça nova denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra Lula, levando-se em conta a teoria do domínio do fato, utilizada durante o julgamento do mensalão pelos ministros da Corte. Para o partido, levando-se em conta a condenação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu com base na tese do domínio do fato, Lula também poderia ser responsabilizado, “por ser o maior beneficiário do esquema”.