# # TCE/RN recomenda cautela nas despesas do Carnaval 2013

O alerta também vale para os municípios que fazem festas tradicionais no carnaval, como Macau e Caicó… Por causa da seca e dos problemas gerados, principalmente no interior, o Tribunal de Contas do Estado, através do Ministério Público de Contas, recomenda que não sejam feitos gastos excessivos com o carnaval. “Numa situação de calamidade como esta, não há muito o que comemorar. Os gestores não devem fazer gastos desarrazoados com festas”, foi o que disse o procurador geral do Ministério Público de Contas, Luciano Ramos na sessão de hoje. Luciano lembrou que alguns prefeitos procuraram o Ministério Pública para tirar dúvidas, já que em muitos municípios o carnaval integra o calendário de comemorações. A partir de sugestões dos conselheiros Carlos Thompson, Tarcísio Costa e Poti Júnior, decidiu-se por renovar a Recomendação feita em junho de 2012, consignando a abstenção dos gestores de realizar despesas com eventos festivos, incluindo a contratação de “buffets”, artistas e montagem de estruturas de palco para eventos.

# # Disputa na UERN

Os pré-candidatos da oposição a reitor e vice na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Gilton Sampaio e Lúcio Ney, reúnem neste sábado (12), militantes e apoiadores para avaliar o processo pré-eleitoral e discutir a organização do grupo para a campanha que começa em fevereiro. O evento marcado para as 8h no Hotel Sabino, em Mossoró, pretende direcionar o ritmo de trabalho dos professores e iniciar a discussão da carta-programa que conterá as principais propostas dos futuros candidatos.

Gilton Sampaio é diretor do Campus de Pau dos Ferros e Lúcio Ney é professor no curso de matemática do Campus Central. Eles já receberam apoio dos diretores dos campi de Patu e Assú e de outros diretores de Mossoró. Únicos com perfil de esquerda, os professores têm ainda a simpatia de uma militância forte e com história de lutas na Universidade.

# # Números da inflação

A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fechou o ano de 2012 em 5,84%. A taxa ficou abaixo da registrada em 2011, quando houve uma alta de preços de 6,5%, e dentro da meta estabelecida pelo governo brasileiro, que varia entre 2,5% e 6,5%. O resultado, no entanto, ficou acima do centro da meta, que é 4,5%. O dado foi divulgado hoje (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apenas no mês de dezembro do ano passado, o IPCA registrou variação de 0,79%. A taxa mensal ficou acima do resultado de novembro de 2012 (0,6%) e de dezembro de 2011 (0,5%).

# # MEC apresenta recurso contra a suspensão do Sisu

A Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou na tarde desta quinta-feira (10), no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), um recurso do Ministério da Educação contra a decisão da Justiça Federal do Rio Grande do Sul que determinou a suspensão do prazo para inscrições e a divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em todo o Brasil. Segundo o MEC, as inscrições do Sisu continuam abertas e o sistema segue funcionando normalmente para todos os candidatos. O recurso está sendo analisado pelo juiz federal João Pedro Gebran Neto, convocado para atuar como desembargador no TRF-4. A decisão pode sair ainda nesta quinta-feira. Até as 20h desta quarta-feira (9), segundo balanço divulgado pelo MEC, estavaminscritos no Sisu 1.523.861 de candidatos. Em três dias de funcionamento, foram registradas 2.955.236 inscrições, já que cada candidato pode definir duas opções de curso. Segundo a assessoria de imprensa da AGU, foram apresentados os argumentos que permitiram ao MEC nos últimos dias derrubar outras decisões judiciais que exigiam o acesso a correção da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).