• Os preços da gasolina, do botijão de gás e da telefonia fixa devem ficar estáveis, este ano, enquanto a tarifa residencial de eletricidade deve subir 7,5%, de acordo com estimativas do Banco Central (BC), divulgadas na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). A projeção do BC para o conjunto dos preços administrados por contrato e monitorados, em 2014, foi mantida em 4,5%, mesmo valor estimado em novembro. Para 2015, a estimativa é a mesma: 4,5%. No último dia 15, o Copom anunciou aumento da taxa básica de juros, a Selic, em 0,5 ponto percentual para 10,5% ao ano, para tentar conter a alta da inflação. Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida e isso gera reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. O BC tem que perseguir uma meta de inflação que é 4,5%, com margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

 

  • O papa Francisco pediu nesta quinta-feira (23/1) que católicos sejam “cidadãos digitais” construtivos ao usarem a internet, que definiu como um “dom de Deus”, para manifestar solidariedade. O papa argentino publicou sua primeira mensagem sobre comunicação social, em uma tradição anual pela festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas. A mensagem com o título “A Comunicação ao Serviço de uma Autêntica Cultura do Reencontro”, fala sobre o fenômeno das redes sociais em um tom confiante. “A Internet pode oferecer mais possibilidades de reencontro e de solidariedade entre todos, o que é uma coisa boa. Para ele, a Igreja deve empenhar-se para levar ao homem ferido, pela via digital, o óleo e o vinho: “Que a nossa comunicação seja um óleo perfumado para a dor e um bom vinho para a alegria”, disse o papa. Na mensagem, o pontífice lembrou que a exclusão, a desorientação, o condicionamento, a doença e a ignorância do outro podem existir também na Internet. O papa Francisco é seguido por mais de dez milhões de cibernautas na rede social Twitter. (Tribuna da Bahia)
  • O Governo do Estado ainda não terá como pagar integralmente a folha dos servidores no final deste mês. A informação foi confirmada pelo secretário estadual de Planejamento e Finanças, Obery Rodrigues. Segundo ele, a expectativa é que se consiga pagar entre 96% e 97% da folha, superando em cerca de 2% os valores que vem sendo pagos de outubro até agora. Com isso, quem recebe acima de R$ 5 mil – cerca de 5 mil servidores – deve ser pago apenas no dia 10 de fevereiro. Segundo Obery Rodrigues, a razão do desequilíbrio financeiro do Estado se deve a uma soma de fatores. Por um lado, existe a frustração de receitas oriundas do Fundo de Participação dos Estados e do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Por outro, há um aumento das despesas com pessoal e nos repasses aos Poderes.
  • A presidente Dilma Rousseff inaugurou na última 4ª feira o  Arena das Dunas, em Natal. Com esse, ficam faltando ainda 5 estádios para serem inaugurados antes do início da Copa do Mundo: Beira-Rio (Porto Alegre), Arena Amazônia (Manaus), Itaquerão (São Paulo), Arena Pantanal (Cuiabá) e Arena da Baixada (Curitiba). Estes estão entre os mais atrasados para o evento.

 

  • O prefeito Francisco José Júnior assinou o documento que autoriza a Prefeitura de Mossoró a doar ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) um terreno, onde será construída a sede própria do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem/RN) na cidade. O diretor geral do Ipem/RN, Carlson Gomes, informou que o terreno está localizado na Avenida Professor Antônio Campos, no bairro Costa e Silva, e abrigará um centro de metrologia que atuará no setor de transporte, com verificação volumétrica, de cronotacógrafo e taxímetro, além de laboratórios de pré-medidos e qualidade e sede administrativa do instituto em Mossoró.